x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 325

Não terei direito ao PIS?

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Financeiro
há 8 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2016 | 15:08

Poderiam sanar minha dúvida por gentileza?

Fui contratado dia 27/02/2015 e lançaram no meu holerite um valor de R$ 177,12 referente a 4 dias (a contabilidade considerou o mês de fevereiro com 30 dias) entretanto o Ministério Público me informou que considerou o pagamento de apenas 2 dias, pelo fato de fevereiro ter apenas 28 dias.
Ou seja R$ 177,12/ 2 dias = 88,56 por dia.
88,56 X 30 dias = R$ 2656,80 salário do mês de fevereiro.
Sendo assim minha média salarial ultrapassou 2 salários mínimos.

O ministério Público deve considerar o mês de fevereiro como 30 dias de acordo com o Art. 64, § 1 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43??????????????

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 64 - O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração.
Parágrafo único - Sendo o número de dias inferior a 30 (trinta), adotar-se-á para o cálculo, em lugar desse número, o de dias de trabalho por mês.

"Para o empregado mensalista existe a convenção de que o mês é comercial, isto é, de 30 dias. Assim, se for fevereiro (28/29), ele recebe o mesmo que em qualquer outro mês, como janeiro (31), ou abril (30 dias)".

Posso recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região pois acredito que cabe ação judicial para resolver o problema, conforme Súmula 300, do TST, que é de competência da Justiça do Trabalho?
Ou cabe uma ação de perdas e danos nos termos do artigo 186, do Código Civil.

Pedi o contador da empresa para retificar a RAIS e descriminar que recebi por apenas 2 dias.
Ele informou que não pode modificar o valor que já me foi pago.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2016 | 16:53

Lucas,

Se você recebeu, no seu recibo de salário/holerite/contra-cheque, o valor bruto de R$ 177,12, então a informação na RAIS está correta.
Não entendi o que o "Ministério Público" tem a ver com abono salarial do PIS, e nem esse cálculo que eles teriam feito.
O que vale é o valor "recebido", que não pode ser superior a dois salários mínimos em nenhum mês ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade