x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 10.305

Compensação automática - FGTS pago em duplicidade

Saulo Bersan

Saulo Bersan

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 17:19

Boa tarde. Um cliente aqui do escritório pediu para recalcular uma guia de FGTS com competência 12/2016 para pagamento dia 10/01/2017. Recalculei e enviei para o cliente pagar. A guia foi paga no próprio dia 10/01.

Só que o cliente notou, após o pagamento, que na verdade, a guia de FGTS que não foi paga, era a de competência 11/2016 e a 12/2016 foi paga normalmente no dia 06/01/2017.

Resumo: A guia de FGTS ref. 11/2016 não foi paga e a ref. 12/2016 foi paga duas vezes, uma no prazo e outra com encargos.


Consultei a página 48 do:

FGTS
Manual de Orientações
Retificação de Dados, Transferência de Contas Vinculadas e
Devolução de Valores Recolhidos a Maior
www.caixa.gov.br




"NOTA:
...
4. É aplicado o instituto da compensação automática, quando o empregador,
possuir recolhimento indevido e fizer jus à devolução de valores, e possuir, ao
mesmo tempo, débitos identificados junto ao FGTS.
..."

Sendo assim, a empresa possui saldo a pagar de FGTS em 11/2016 e possui recolhimento indevido a maior. Alguém sabe do que se trata essa compensação automática? Como devo proceder?

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 10:00

Olá,

Aproveito o posto do colega para questionar outra situação referente ao FGTS;
A empresa esta com competências atrasadas, recolhendo atualizada apenas para os funcionários que estão sendo dispensados.
Ocorre que, recolhemos as competências atrasadas de uma funcionária e foi cancelada a rescisão (recolhemos 9 competências num dia só, em guias separadas em julho/16) como a empresa não tinha caixa para a dispensa, a funcionária que já é aposentada, optou por se demitir em dezembro/16, ao puxar o extrato, percebemos a falta de uma competência já recolhida.
Em verificação junto a CEF, "não souberam explicar" e ainda apresentaram um extrato interno informando um valor bem superior que não esta individualizado mas, não tivemos nenhum outro problema, pr exemplo falta de competências nas demissões.
Questiono como faço para identificar a quem pertence esses valores? Como faço para individualizar? Ou, na pior das hipóteses, como faço para estornar este valor para a empresa, por exemplo, para cobrir o débito que temos.

No aguardo.

Att.

Angel

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 10:15

Olá Saulo Bersan
bom dia,

Apesar de constar no Manual, pelo que sei eles não fazem essa compensação.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade