x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 706

Empresa deve 16 meses de FGTS mas não consta ausência de rec

Maria Goretti Goncalves da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 11:24

Bom dia caros colegas!

Um cliente meu tem um problema com o FGTS de um empregado que gostaria da ajuda de vocês pra resolver:

O Cliente ficou 16 meses sem recolher GPS e FGTS da empresa, ele só tem 1 funcionário, e o pro labore.
Quando eu assumi a empresa como contadora, eu verifiquei um erro no pro labore dele nesses 16 meses, e fiz a retificação na modalidade 9 e deu tudo certo. Depois eu já fiz o parcelamento da GPS na receita federal. Até aqui foi tudo bem.

A questão é para acertar a ausência de recolhimento do FGTS da empregada nesses 16 meses. Quando eu acesso a Conectividade, só consta a ausência de recolhimento competencia 09/2008 e mais nada.

Como faço pra regularizar esses 16 meses pra depois pedir o parcelamento na Conectividade, sem prejudicar o parcelamento já feito na Receita das GPS's?
E quanto essa competencia 09/2008, não tenho como provar recolhimento, como fazer pra regularizar também?

Fico muito grata se me ajudarem, pois a empregada está em vias de se aposentar e estamos com o prazo apertado.

Muito Obrigada!

Maria Goretti

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 13:52

Quando vc retificou as GFIPs o funcionário em questão tb foi informado na modalidade 9? Os dados dele estão corretos?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 15:15

Vc puxou o extrato para fins rescisórios mesmo ou o analítico? O sistema só apontou essa competência em aberto? Os dados do extrato estão corretos: data de admissão, PIS, nome completo....? Só existe 1 conta para este funcionário mesmo?

Agradecida,

há 8 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 18:38

Então, os dados estão corretos, só existe uma conta e o último recolhimento feito foi em 07/2015, e assim consta no extrato da empregada.

Com a GPS foi tudo muito simples, constavam os débitos e pedi o parcelamento, mas no FGTS não consta nada, exceto 09/2008, tenho que regularizar de 08/2015 a 12/2016...

O que posso faxer?

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 08:43

O saldo da conta do FGTS está cheio? Consta os valores individualizados mesmo?

Se os dados da conta estão corretos e no extrato não consta pendencia é estranho, tem certeza que o empregador não pagou as guias mesmo?

Vc vai ter que pedir orientação na Caixa....

Agradecida,

há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:05

Oi Karina!

Eu fui na Caixa pessoalmente e não souberam informar... rsrs...
Então liguei no 3004-1104 e orientaram transmitir novamente a sefip de cada competencia como confissão de divida, deixando o empresario com pro labore na modalidade 9 e a empregada na modalidade 1, informaram que fazendo a confissão de divida os valores constarão depois na caixa e podemos solicitar o parcelamento.

Contudo, eu tive 2 dúvidas importantes que infelizmente não souberam responder:
- Esse procedimento vai atrapalhar o parcelamento das GPS'S já solicitado?
- E transmitindo a sefip novamente com a empregada em modalidade 1, não vai constar dívida em duplicidade das GPS's na receita federal?

Enquanto eu não sanar essas dúvidas, eu vou esperar pra fazer o procedimento. Até lá vou pesquisando e esperando...

Mas muito obrigada por sua ajuda!! Obrigada mesmo!!

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:08

Entendo que não implica em nada no parcelamento das GPS!

Se vc parcelar o FGTS e quiser demiti-la em seguida, terá que fazer o pagamento integral das guias, então, se a intenção é acertar os débitos com os parcelamentos, para o FGTS não funciona.

Agradecida,

há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:32

De fato... ela vai se aposentar daqui uns 03 meses... então teria que fazer o pagamento integral, não é?

Mas quanto ao parcelamento de FGTS, existe essa opção na conectividade....

Por outro lado, como outra opção, será que eu poderia retransmitir a SEFIP competencia por competencia todos na modalidade 9, colocando o FGTS para pagamento em atraso, escolhendo data para pagamento, não poderia?

Agradeço desde já!

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:58

Quanto ao fato que não consta o débito no sistema da Caixa eu não sei como te orientar....tente ligar novamente e agora pedir orientação somente quando a isso, sem mencionar o parcelamento...

Na agencia da Caixa vc falou com o Gerente mesmo? Os atendentes são muito despreparados, não tem boa vontade em ajudar mesmo não....eu só consigo informação na Caixa fazendo pressão neles e com o Gerente mesmo.

Se isso não der certo, retransmita na modalidade branco e o sócio modalidade 9, informando a nova data de pagamento......é o jeito!

Agradecida,

há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 15:13

Sim, falei com o pessoal que cuida do FGTS e ainda assim não souberam... rsrs... inacreditável não?

Eu tô vendo que o jeito é retransmitir a SEFIP mesmo...

Desculpa a pergunta que parece boba, mas é que ainda estou em início de carreira... rsrs...
Mas, se eu retransmitir a empregada na modalidade em branco (ou modalidade 1 para confissão de divida), não vai gerar duplicidade nas competencias das gps's (que já estão em parcelamento)?
Eu não poderia retransmitir todos em modalidade 9 e gerar fgts em atraso escolhendo a data de pagamento?

Muito obrigada pela paciência, você já está me ajudando muito!

Karina Louzada

Karina Louzada

há 8 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 16:00

não vai gerar duplicidade nas competencias das gps's (que já estão em parcelamento)?

Não.

Eu não poderia retransmitir todos em modalidade 9 e gerar fgts em atraso escolhendo a data de pagamento?

Modalidade 9 serve apenas para confirmar e para retificar informações. Para recalcular a guia é preciso que seja na modalidade branco mesmo.

Agradecida,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade