x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 77.993

Férias proporcionais ao estagiario

Felipe Nunes

Felipe Nunes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 14:33

Sou estagiário e estou a me afastar de uma empresa. Tenho o direito ao recesso remunerado após 12 meses, mas sairei com 10 meses. Gostaria de saber se terei direito à remuneração proporcional do periodo de recesso, pois o art. 13 da lei diz:

Art. 13. É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

§ 1o O recesso de que trata este artigo deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação.

§ 2o Os dias de recesso previstos neste artigo serão concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano.

Obrigado.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 11:57

Isso mesmo Felipe, a proporção é de 1/12 ávos.
Assim, vc conta apenas 10/12 ávos. O valor de sua bolsa será divido por 12 e multiplicada por 10.
Espero ter ajudado!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 17:27

Felipe, pelo que eu saiba, a lei do estágio deve estabelecer a preferência da ocorrência das férias, ou se no mês de julho ou no fim do ano, eu sei que ela estabelece que seja PREFERENCIALMENTE no mês das férias escolares.
Mas é importante saber se é vc que quer sair de férias agora ou se é a empresa que pretende pô-lo de férias. Há de convir que não poderão ocorrer dois recessos (férias) que coincidam com as duas férias escolares.
A princípio, a empresa é que vai estabelecer uma planilha escalonada de férias de seu pessoal, e não o próprio funcionário que estabelece quando quer sair de férias, esta é a Lei.
Espero ter ajudado.