x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.171

Nova Regra para Saque FGTS (Dúvida)

Sergio Zaramello

Sergio Zaramello

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Processos
há 8 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 11:32

Bom dia.

Eu já havia me informado antes sobre essa nova regra para saques de contas inativas do FGTS, e já estava conformado que eu não teria esse direito.

Porém uma matéria da Exame me deixou com dúvidas novamente, e então resolvi pedir ajuda aqui.

É o seguinte :
Eu fui demitido (sem justa causa) da ultima empresa que trabalhei com registro em carteira, em 02/09/2013
Como fui demitido tive direito a sacar o FGTS e demais multas, etc.
Saquei na ocasião.
Porém esta conta ainda continuou recebendo depósitos de juros (JAM) após o meu saque, desde 2013 até o ultimo agora em Fev. de 2017.

A situação da conta na Caixa consta como Ativa, apesar do contrato de trabalho ter sido encerrado em 2013.

A duvida é : Tenho direito a sacar esse saldo de acordo com a nova regra ?
Se sim, porque a conta continua constando como ativa ?

Obrigado antecipadamente,

Sergio

Sergio Zaramello

Sergio Zaramello

há 8 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 14:24

Obrigado pela resposta Maria.

Eu já havia lido o tópico e mesmo assim permaneço com dúvidas porque meu caso é um pouco diferente.

No caso do rapaz do tópico citado, ele pediu demissão a tempos atrás e a conta continua como ativa.

No meu caso eu fui demitido sem justa causa e saquei o FGTS na época (2013).

Porém ainda existe um saldo lá relativo a juros. E a conta consta como ativa.

O último depósito da empresa foi em 11/09/2013
Depois disso há somente vários créditos JAM, desde 2013 até este ano.

A minha dúvida é se mesmo assim essa conta deveria estar inativa, e então assim eu teria direito ao saque desse saldo de acordo com a nova regra,
ou se eu não tenho direito ao saque desse saldo pelo fato de ter recebido esses créditos JAM

Obrigado mais uma vez

Sergio.

Sergio Zaramello

Sergio Zaramello

há 8 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 14:35

Pois é Joana.

Eu já consultei e não apareceu nada mesmo.

Porém acredito que esse sistema só busque por códigos de inativos "I" com saldo.
E aí não vai aparecer mesmo pois a conta consta como ativa.

O que eu quero saber é se essa conta deveria estar como inativa e não está por algum erro da empresa ou da Caixa.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 16:56

Boa Tarde,
Já passei por essa situação na verdade quando ocorreu comigo, eu saquei o valor do meu FGTS porem ficou uns residuos na minha conta do fgts, acredito que era ate a multa rescisoria que ficou para tras , mas depois de alguns anos verifiquei que tinha um saldo ainda para sacar , eu somente solicitei uma nova chave a empresa para que pudessem liberar meu fgts e ai consegui sacar, nessa ocasião eu fui demitido sem justa causa e não entra nesse caso do fgts inativo.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade