Fabio Lapa
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBom dia!
Então, temos um cliente aqui no escritório que tem uma funcionária que foi admitida em 01/07/2016. Ela tem número do PIS/NIS/NIT/PASEP correto, tudo certinho. Já consultei no CNIS e ela está cadastrada corretamente.
Mensalmente descontamos o INSS e o FGTS para recolhimento e a sua empregadora paga normal.
Porém, ela foi na agência da caixa para ver seu saldo de FGTS disponível por direito, só que, a representante da caixa no momento disse que ela não tem cadastro nenhum por lá, como se não estivesse registrada. Tentei cadastrar uma senha para ela acessar pelo site da CAIXA mas aparece a mensagem "NIS SEM CADASTRO SOCIAL".
Acho importante ressaltar que a empregadora é MEI. Portanto, não consigo fazer o cadastro do NIS pelo CONECTIVIDADE SOCIAL, que necessita de um certificado digital (visto que para MEI não tem obrigatoriedade). Para confirmar, me indicaram preencher duas vias do DCN (Documento de Cadastramento de NIS) e ir na caixa para resolver a situação.
Tenho duas dúvidas:
1 - A assinatura do solicitante, pode ser do contador da contabilidade que cuida da empresa? Ou necessariamente tem que ser do funcionário mesmo?
2 - Caso seja do contador, precisarei de uma procuração da representante da empresa que é MEI para solicitar este cadastro?