x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.733

Pagamento errado do e-social

Cintia Dias

Cintia Dias

Iniciante DIVISÃO 1 , Jornalista
há 8 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 14:18

Boa tarde.

Em dezembro, fiz o pagamento excessivo do e-social sobre o 13 salário da minha empregada doméstica. Acabei gerando duas guias para a primeira parcela, uma de R$ 168,00 e outra de R$ 290,06, pagas em 14.12, e outras duas guias para a segunda parcela, de R$ 168,00 e a outra de R$ 392,00. Na correria do mês, nem percebi.

Minhas dúvidas: como preencher o RDF? Não sei o tópico 5, 19....
É uma RDF por pagamento excessivo?
Como calcular o que coloco na RDF e o que vai para pedir restituição na Receita Federal?

Ao tentar pagar o e-social de dezembro, que estou fazendo agora pois viajei, ele aparece com mais de 400 reais, pois considera como base FGTS de R$ 2 mil, e não R$ 1 mil, que é o verdadeiro salário dela. Como resolver essa questão? Não consigo pagar porque não consigo gerar a guia corretamente, e não há nenhum canal de comunicação para esclarecer.

Obrigada.

Cintia

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Articulista , Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 14:48

Boa Tarde,

Veja o que o site eSocial em Perguntas e Respostas:

52. Os Empregadores que pagaram em duplicidade o DAE, o que fazer para solicitar a
restituição/compensação dos tributos?
Perguntas Frequentes – Empregador Doméstico – Versão 3.3 de 3 outubro de 2016

17
Para devolução dos tributos, o empregador doméstico deve preencher o formulário
Pedido de Restituição ou ressarcimento, disponível na página da Receita Federal da
internet. Para a comprovação da informação, o empregador deve anexar ao formulário
os comprovantes de pagamento das guias pagas com valor superior ao estabelecido
pela legislação.
Para o preenchimento correto do formulário, o cidadão deve preencher a opção
"Pagamento Indevido ou a Maior". No caso de mais de um pagamento indevido, o
cidadão deve preencher o número de formulários iguais ao total de pagamentos feitos a
mais. No entanto, ao entregar os formulários nas Unidades de Atendimento ao
Contribuinte da Receita Federal, o cidadão poderá realizar um único pedido de
restituição, por meio da criação de um único processo, ainda que este pedido se refira a
diversos pagamentos.
Preenchimento – Como o respectivo formulário não possui campos individualizados
para demonstração dos valores de pagamentos indevidos de cada um dos tributos
recolhidos no DAE, o empregador deverá utilizar o quadro "Outras Informações", de
preenchimento livre, para detalhamento desses valores.
No caso de recolhimento em duplicidade de FGTS por meio de DAE, deve ser adotado
o procedimento descrito na pergunta 51.

fonte: http://www.esocial.gov.br/doc/PERGUNTAS_E_RESPOSTAS-DOMESTICO_v3.3.pdf

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
Cintia Dias

Cintia Dias

Iniciante DIVISÃO 1 , Jornalista
há 8 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 14:54

Os procedimentos eu sei, tanto que já imprimi o RDF. Estou com dificuldades no preenchimento dele. Por exemplo, como calculo a parte que cabe pedir à Caixa e a parte da Receita Federal? Parece que é para desistirmos dos nossos direitos!

Dificuldades nos itens 15, 25, 26.

Pode ajudar, por favor?

Grata

Cintia

Visitante não registrado

há 8 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 16:20

Cintia Dias

Seguindo o percentual dos Impostos que são:

8% para o INSS ( parte empregador) mais a Parte do Empregado
8% para o FGTS;
3,2% para o fundo de indenização em caso de demissão
0,8% para seguro contra acidente

Articulista

Articulista , Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 16:33

Estou de acordo com a colega Estefania.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade