x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.235

Afastamento por doença x GFIP

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2017 | 15:03

Amigos,

Boa tarde!

Peço uma ajuda. Um funcionário trabalhou até 28/02/2009 tendo sido afastado em 01/03/2009 por doença. O primeiro atestado foi superior a 15 dias.

Minhas dúvidas são referentes ao preenchimento da GFIP.

Deverá constar o último dia anterior ao afastamento, no caso 28/02/2009? O código de afastamento será P1?

Esse afastamento perdurou até 28/02/2010. No caso a pessoa que realizava a emissão da GFIP simplesmente omitiu esse funcionário da RE.

Acredito que devo informar o afastamento na competência de 03/2019 cód P1, a empresa pagou os 15 dias.

Mas como ficam as GFIPS subsequentes, referentes aos meses que ele permaneceu afastado?

O nome dele deve ser informado mensalmente juntamente com o código de afastamento?

Obrigada

Leila
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2017 | 15:11

Leila, boa tarde.
Normalmente o programa de folha de pagto como esse empregado não consta na folha, a SEFIP/GFIP não constará, e quando informando no mês de afastamento com a data do ultimo dia trabalho mais o código de afastamento, tanto o INSS/FGTS sabem que esse foi afastado pelo motivo tal, quando esse retornar ao trabalho constará em folha e o INSS/FGTS saberá que terminou o afastamento.

leila costa

Leila Costa

há 8 anos Domingo | 5 março 2017 | 20:23

Na minha situação não constava em folha realmente.

Ele deveria ter aparecido todos os meses na folha?

Deveria ter sido informado todos os meses na GFIP?

Obrigada

Leila
leila costa

Leila Costa

há 8 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 22:25

Boa noite!

Veja se eu entendi: Se eu comunico o afastamento do funcionário na gfip de 03/2009. No mês seguinte ele não aparecerá mais na gfip.

Só irá constar na gfip quando ele retornar do afastamento.

Está correto?

Leila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade