x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 866

Restituição do FGTS e INSS

Eduarda Alves

Eduarda Alves

Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sábado | 11 março 2017 | 11:36

Bom dia! Estou com o seguinte caso:
Foi recolhido FGTS e INSS entre os meses 08/2016 e 12/2016 de um funcionário que entrou na justiça contra a empresa na qual eu trabalho. Desde o mês de agosto nós cessamos o pagamento dele, lançando uma rubrica que suspendesse o pagamento, pois ele deixou de vir trabalhar. Acontece que o quadriênio não foi lançado no valor desta rubrica, o que acabou gerando "saldo" para recolhimento de FGTS e INSS. Me dei conta disso em 01/2017 e corrigi para que não houvesse mais esses recolhimentos indevidos.
É possível que eu faça uma restituição destes valores? Eu vi que posso fazer uma RDF quanto ao FGTS, porém nunca fiz e não sei qual motivo se enquadra para esta restituição.
E quanto ao INSS, não achei nada específico, mas acredito que eu possa solicitar essa restituição também.
Alguém tem alguma solução?
Obrigada!!

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 12:05

Eduarda Alves

Conforme dito acima pela colega Karina, a restituição do FGTS é feito através do formulário RDF e anexando todas as guias de pagamento com os comprovantes e numero da conta da empresa que será restituído o valor.

http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx

Já pelo INSS, geralmente não faço restituição e sim vejo o valor que seria restituído e lanço como compensação para abatimento dos próximos meses.

Thalisson Rocha
Eduarda Alves

Eduarda Alves

Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 10:40

Obrigada Karina e Thalisson.
E qual documentação eu devo anexar para solicitar a restituição do FGTS e compensação do INSS?
Alguém saberia me informar qual o motivo da devolução (ítem 19 da RDF) eu devo preencher para esta situação?
Como ainda não saiu a sentença, não posso utilizar o motivo 'recolhimento posterior a data do término do vínculo empregatício' (mesmo que eu já saiba que será ago/16).
Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade