Felipe Gomes Polga
Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos Humanoscomo registrar um funcionário horista que trabalha das 12:00 as 16:00 ?
respostas 12
acessos 6.106
Felipe Gomes Polga
Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos Humanoscomo registrar um funcionário horista que trabalha das 12:00 as 16:00 ?
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalFelipe, bom dia.
O registro será normal, vai depender de quanto irá pagar/remuneração
Exemplo
Supondo que o salario dele para essa jornada seja de R$ 1.200,00, então irá dividir o salario por 120 horas (4h x 30dias), 1200/120 = 10,00
Agora se você já tem um salario hora, então e só multiplicar esse pela quantidade de horas trabalhadas, lembrando que o salario deve ser no mínimo o piso da categoria sindical, o DSR deve ser destacado em separado, exemplo
Março/2017
Horas Trabalhadas (excluindo o domingo/feriado) = 108 hs = R$.
DSR = (feriados+domingos/dias restante do mês) = (0+4/27) = 0,148 ou 14,8%
Esse percentual deve ser multiplicado pelo valor das horas trabalhadas
Resumindo
Horas Trabalhadas = 108 hs = R$ ...
DSR = (valor acima x 14,8%) = R$....
obs.: nesse calculo considerei de segunda à sábado como trabalhado, ok
Felipe Gomes Polga
Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos HumanosMuito obrigado meu amigo, e o a questão na ctps como fica ? O contrato de trabalho na ctps vai ficar o valor hora ou valor mensal ? Eu tenho que anotar algo em anotaçoes gerais ?
Gilberto Mendes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom Dia,
Na CTPS você irá colocar valor da hora e o mesmo será horista e não mensalista, com relação a forma de calculo o nosso colega deixou bem explicado como deve ser feito.
Jessika
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde!
Alguém pode me ajudar em uma dúvida?
Uma pessoa pra ser contratada como horista, para trabalhar apenas uma hora por dia de segunda a segunda, é possível? Ou tem que ter um dia de descanso mesmo trabalhando apenas uma hora?
Obrigada desde já!
Gilberto Mendes
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa Tarde,
O correto e ter pelo menos 1 descanso durante a semana mesmo que trabalhe apenas 1 hora.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalBom dia,
A jornada de trabalho de um funcionário horista pode ser fixa? por exemplo de segunda a sexta das 13:00hrs ás 20:00hrs com 1 hora de intervalo? Uma vez me disseram que para se caracterizar horista, tem que ser uma jornada de trabalho variável, exemplo um dia entra as 13:00hrs outro as 08:00hrs. Estou na dúvida quanto a isso!
Consultor Especial , Analista PessoalJessyca, boa tarde.
Sim, muito pelo contrario e aconselhável ser fixo, isso porque em uma jornada variável, a empresa precisa ter em primeiro lugar, um laudo do medico do trabalho, autorizando o trabalho, alguns médicos não aconselham em virtude da saúde do trabalhador, e depois o empregado ""pode"" ingressar com uma ação na justiça questionando que seu estado de saúde se agravou por causa da jornada variável. Como sabemos nosso corpo acostuma com determinada jornada, e igual ao horário verão.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Carlos,
Então liguei na empresa de consultoria que presta serviços aqui para o escritório, e também me disseram o mesmo que você.
E quem me disse que o horário deve ser varável foi um advogado trabalhista que presta serviços para um sindicato aqui da minha cidade! A consultora que me atendeu disse que se na CCT exigir a variável da carga horária de horistas ai tudo bem. Mais caso contrario DEVE ser fixo o horário de entrada e saída.
Consultor Especial , Analista PessoalJessyca, infelizmente tem advogados que falam e se esquecem de explicar.
Com a reforma trabalhista, foi criado o Contrato de Trabalho Intermitente, e esse deve ser pago por HORA, talvez seja isso que a Consultora do Sindicato quis dizer, e além disso não deu tempo para o sindicato se manifestar.
Você imagina uma empresa multinacional como a GM/FORD/EMBRAER/VOLKS/e tantas outras que tem empregados registrado por hora, se fosse jornada variável eles estariam em apuros.
Você mesmo deve conhecer amigos/parentes que trabalham em empresas grandes e percebem por hora e são horários fixo.
Aqui temos aproximadamente 300 horista, e todos são horários fixos, há mais de 40 anos.
Outra coisa, quando se muda de horário, a primeira coisa e verificar com o médico do trabalho se tal empregado pode trabalhar naquele horário, principalmente quando e jornada noturna.
Aqui temos empregados que não podem trabalhar em jornada noturna, por questão de orientação médica. (tem dificuldade em se deslocar em ambiente escuro).
OK
Jessyca
Essa informação que o advogada me deu foi bem antes da se falar da reforma trabalhista, a Dilma ainda era a presidente (a) do Brasil hehehe!!!!
Agora um cliente queria contratar alguns funcionários como horistas então me veio a lembrança do que ele disse, e bateu a dúvida!!
Consultor Especial , Analista PessoalJessyca, a diferença do horista para mensalista e somente o DSR, onde no holerith deverá constar as duas verbas, exemplo
No mensalista só consta
Salario = R$ (salario mensal)
No horista, ficará assim
Valor das Horas Trabalhadas = (xx horas) = R$ xxxxx
DSR = R$ xxx
Onde a formula para calcular o DSR é
DSR = (feriados + domingos)/dias restante do mês
O resultado multiplica-se pelo valor das horas trabalhadas, ok.
Jessyca
Perfeito!!! Obrigada pela compreensão!!!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade