x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 20.096

Dar baixa no MEI e seguro desemprego

Camila San

Camila San

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 16:14

Olá pessoal,

É o seguinte: Em março do ano passado eu dei baixa no MEI no site, na Receita Federal e na prefeitura. Eu não sabia, mas também precisava fazer isso na Jucesp. Neste mês eu fiz a solicitação na Junta e o pedido de cancelamento do MEI foi deferido, apesar de não aparecer no site (que segundo eles pode demorar até 30 dias) eu tenho o protocolo.

Atualmente, eu trabalho como CLT e se eu for demitida de hoje para amanhã eu posso ter problemas para receber o seguro-desemprego?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 17:35

Camila San, em meu entendimento, você receberia sem problemas, uma vez que a baixa de sua MEI foi realizada ANTES da entrada no pedido de Seguro Desemprego.

Claro que, o que eu falo é por experiência e conhecimento próprio. Caso queira confirmar essa situação, ligue ou vá até uma agência ou posto de atendimento do MTE e terá mais certeza.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 16:19

Amados colegas, me corrijam caso o meu entendimento seja equivocado!

Em meu entendimento não a problemas ser MEI (atualmente) e solicitar o seguro-desemprego, pois com a alteração na lei no ano de 2016, observa-se a possibilidade de solicitar tal benefício, desde de que, não possua renda suficiente para a manutenção própria durante aquele período, claro, observando os valores declarados em sua DASN no ano anterior.

Base legal:
Lei 7.998/1990
Art. 3º, inciso V. e incíso VI parágrafo 4º.
alteração dada pela LC 155/2016