x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 31.078

Empresa vai mudar de cidade, se eu não puder ir, tenho que

Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Comércio Exterior
há 8 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 11:28

Trabalho há dois anos na empresa e moro há 32km de distância do emprego. A empresa vai mudar pra outra cidade, vai ficar mais de 50km de distância de casa. De transporte público no horário que tenho que entrar e sair, são mais de 4h de trajeto. A empresa diz que vai dar gasolina e o pedágio pra quem for de automóvel próprio, mas eu não tenho carta. E também vai pagar fretado para quem precisa, mas o fretado mais perto da minha casa é mais de 2km de distancia e mesmo com ele eu vou sair muito cedo e chegar muito tarde.
Sou obrigada a ir? Se eu não for, eu que tenho que pedir as contas?
Se eu for e perceber que não é viável, eu que tenho que pedir as contas?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 14:52

Bruna, boa tarde.
Veja a materia no link abaixo

www.meuadvogado.com.br

((((Boa tarde! Primeiramente vou citar o artigo que dá respaldo a minha resposta: Art. 468 da CLT - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições, por mútuo consentimento, e ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuizos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia. Pois bem, primeiramente é necessário observar o contrato de trabalho que vocês celebraram. Se lá estiver estabelecido que o empregado poderá ser transferido de localidade, neste caso, você terá de ir trabalhar nesta outra cidade, caso queira manter seu emprego. Porém, se não estiver prevista essa possibilidade de mudança, ainda assim, será lícita a mudança da empresa, conforme prevê o artigo 469, parágrafo segundo. Você disse que a localidade nova da empresa será a 90km de distância, certo? Dá para ir e voltar todos os dias e a empresa deverá custear todas as despesas do seu transporte. Todavia, se for necessária a mudança de seu domicílio, a empresa terá que arcar com as despesas da sua mudança. Porém, se você considera prejudicial deslocar-se todos os dias 90Km, que isso lhe trará prejuízo na qualidade de vida e que isso não estava previamente acordado, ou seja, a mudança foi unilateral pela empresa, você pode comunicar isto verbalmente a empresa, solicitando que a demitam. (não peça demissão peça que eles lhe demitam). Poderá haver três possibilidades: a primeira: a empresa te demite, caso isso não aconteça, a segunda: você pede demissão e terceira: você procura um advogado e ingressa com uma Ação de Rescisão Indireta de Contrato de Trabalho, com fulcro no artigo 483, alínea "A". )))))

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade