Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 625

Funcionário c/processo contra INSS devido aux. doença

Bruna Silva

Bruna Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:01

Boa tarde!

Estou com um cliente novo, cujo um dos funcionários está com cadastro de afastamento por auxílio doença no sistema de Folha desde 12/05/2015. Porém, ele nos informou que esse funcionário já foi liberado pelo INSS mas, não retornou ao trabalho porque disse ainda não estar se sentindo bem. Ele contratou um advogado e desde então está movendo um processo contra o INSS para reverter a decisão.

Nesse caso, como devo cadastrá-lo na folha (Contmatic)?
Me informaram na Lefisc que eu devo considerar como Suspensão de Contrato, informando GFIP com um tal de código Y.

Agradeço a atenção!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:27

Bruna, boa tarde.
Precisa convocar esse empregado e solicitar a ele o atestado médico, onde menciona que ele não tem condições de trabalhar por prazo xx ou indeterminado.
Com esse atestado fornecido pelo médico dele, a empresa então irá lançar na SEFIP o código P1, assim o INSS/FGTS saberá que esse não está trabalhando/contribuindo por motivo de doença.

O código Y e afastamento por outro motivos, que futuramente pode dar problema ao empregado e também a empresa, isso porque no afastamento P1 o INSS está ciente da doença, já no código Y o INSS poderá entender como afastamento por diversos motivos, (pedido pelo empregado, viagem, sem remuneração, etc...).

www.sato.adm.br

SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:38

Bruna Silva também trabalho com a Contimatic e tenho funcionário afastado na mesma situação e no afastamento coloquei como licença sem vencimentos e transmito as folhas normalmente todos os meses só que este funcionário não tem base de INSS e FGTS pois está sem salário até que o processo finalize

Sueli M.Correia da Silva
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 13:58

Bruna Silva

Entendo da mesma forma que o Carlos.

Solicite uma cópia do processo e da data da audiência se já tiver marcada. Lance como auxilio doença comum, código P1.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade