Anderson s
Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)Boa Tarde
Por um acaso alguém conhece alguma disposição sobre trajes de trabalho? e até que ponto a empresa pode obrigar um empregado a vir trajado de maneira X.
Muito Obrigado
respostas 3
acessos 2.965
Anderson s
Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)Boa Tarde
Por um acaso alguém conhece alguma disposição sobre trajes de trabalho? e até que ponto a empresa pode obrigar um empregado a vir trajado de maneira X.
Muito Obrigado
Alcir Braz Brighenti
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAnderson.
Nunca vi mencionar algo sobre isso na CLT.
Mas acho que isso seria um detalhe para se acertar, antes da contratação do funcionario.
A empresa que obriga o funcionario a usar uniforme da empresa, é Obrigada a custia-lo em sua totalidade, inclusive os EPIs. Abraços
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa tarde Anderson.
Permita-me entrar no mérito da questão. Existe uma coisa chamada Poder diretivo do empregador, e que é isto? É a faculdade atribuída ao empregador de determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrência do contrato de trabalho, deve ser exercida. O poder diretivo se dá por três principais maneiras, quais sejam:
a) o poder diretivo de organização do empregado, organização que não deve ser apenas econômica, mas social, ou seja, cabe ao empregador determinar as normas de caráter técnico às quais o empregado está subordinado;
b) o poder diretivo disciplinar, que é o direito do empregador de impor sanções disciplinares ao empregado, uma vez que o direito de propriedade assegura o poder hierárquico e disciplinar; e
c-) o poder diretivo de controle sobre o trabalho, que dá, ao empregador, o direito de fiscalizar o trabalho do empregado, sendo estendida não só ao modo de trabalhar, mas também ao comportamento do empregado.
É forçoso dizer, entretanto, que este poder diretivo não é ilimitado, pois este não pode contrariar normas legais, que são protecionistas e visam evitar abuso do direito. Sendo assim, o poder disciplinar pode ser submetido ao Ministério do Trabalho ou ao Poder judiciário (controle estatal) ou ainda a organismos de relação entre pessoal e empregado na empresa (controle privado).
Portanto, diante de tudo o foi dito, podemos afirmar categoricamente que, a empresa pode sim exigir o uso de uniformes, porque isso faz parte de seu poder diretivo na relação empregatícia. Entretanto; ela não pode obrigar o empregado a comprar o uniforme; este, tem que ser cedido pela empresa. A partir do momento que o uniforme é instituído na empresa quem não acatar a decisão estará infringindo uma norma baseada no poder de direção do empregador e a recusa do empregado (que é subordinado ao seu poder de direção) poderá ocasionar demissão por justa causa.
Um Abraço.
Anderson s
Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)Luiz
Agradeço pela explanação e atenção.
Muito Obrigado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade