x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 3.897

Saldo FGTS para fins rescisórios

Rafael Aguiar

Rafael Aguiar

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:27

Bom dia gente, estou com uma rescisão para fazer e queria tirar uma duvida.
Na hora de calcular a rescisão no software pede o saldo do FGTS, já consultei no extrato para fins rescisórios o valor, porém faltam vários meses. No caso, pra saber o valor da rescisão eu preciso antes pedir para empresa pagar esses FGTS's ou tem outra forma?

É a minha primeira rescisão, portanto tenho muitas dúvidas...

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Articulista , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:29

Rafael, bom dia,

Quando falta depósito de FGTS na conta do funcionário, eu sempre consulto o extrato do meu sistema e faço a multa sobre aquele valor. Como se fosse uma previsão. Pois se você esperar que a empresa pague todo o FGTS corre grande risco de perder a data limite para pagamento da rescisão, considerando que os depósitos de FGTS demoram alguns dias para serem baixados.

Porém, da mesma forma, é necessário que a empresa quite o FGTS em aberto.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:31

Olá, Rafael Aguiar

Para que a rescisão seja feita de forma correta e para que a mesma seja homologada pelo sindicato ou ministério do trabalho, os pagamentos devem ser todos feitos, após isso você atualiza o saldo e gera a rescisão.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Articulista

há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:39

Aí fica mais complicado, pois teria que fazer todo o levantamento e soma manualmente. Sendo assim, como é uma demissão e a empresa pode se programar, eu oriento fazer como o Claudio mencionou, regularize o FGTS primeiro...

Rafael Aguiar

Rafael Aguiar

há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:41

Olá, Claudio, obrigado pela resposta!

Eu estava pensando nisso, pois mesmo que coloque os valores dos fgts's, estes não estarão corrigidos, não é? Aí daria diferença entre o extrato para fins rescisórios apresentado na homologação e o valor constante no trct.

Andréia, muito obrigado mais uma vez!

Verdade, o dono da empresa ainda não fez o aviso ao empregado, apenas pediu para que eu fizesse os cálculos, vou repassar para ele essa situação.

Articulista

há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:45

Rafael,

Eu estava pensando nisso, pois mesmo que coloque os valores dos fgts's, estes não estarão corrigidos, não é? Aí daria diferença entre o extrato para fins rescisórios apresentado na homologação e o valor constante no trct.

No seu caso sim. Mas no meu exemplo, informei que puxo o extrato do sistema, este meu extrato é corrigido com os créditos de JAM, assim não dá diferença. É um ponto que você poderia ver com o seu sistema, uma facilidade para você.

Quanto a prévia de valores, você tem possibilidade de passar para o seu cliente, uma vez que seria apenas prévia, e o valor aproximado é possível passar sim.

Rafael Aguiar

Rafael Aguiar

há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 10:49

Andréia, obrigado!

O sistema que você usa, qual é? No meu caso fica complicado pois a funcionária tem quase 5 anos de empresa e eu comecei com ela há alguns meses apenas. Mesmo que tivesse como puxar, eu teria que fazer todas as folhas de pagamento dos 5 anos, não é?

Rafael Aguiar

Rafael Aguiar

há 8 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 11:00

Andréia,

Eu vou verificar se o meu também tem essa função.

Quanto a rescisão, de todo jeito eu teria que colocar o saldo ne? Então irei fazer o que Cláudio orientou mesmo... E sobre a estimativa, irei fazer uma simulação apenas somando os valores dos FGTS's que faltam, que são muitos, aliás, e dizer a ele que o valor é apenas para ter uma base, pois como os atrasados tem multa e juros, o valor será maior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade