x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 582

Desligamento da Empresa

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 7 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 15:04

Pessoal, boa tarde.

Estou com uma dúvida que é o seguinte:

Eu trabalho como CLT em uma empresa de consultoria em tecnologia, sou um consultor que atendo vários clientes.

Fui demitido desta empresa e meu aviso finaliza no dia 14/06. Acontece que a maioria dos clientes que eu atendia, não querem abrir mão dos meus serviços, e é claro que eu não posso ficar parado, quero trabalhar o quanto antes e percebi que ser mandado embora foi uma boa, pois posso trabalhar sozinho com consultoria, haja visto os anos de experiencia que adquiri como clt.

Mas a atual empresa (Esta que estou terminando o aviso prévio) determina em seu contrato de trabalho que seus funcionários não podem atender estes clientes "por fora".

Acontece que marcaram meu exame demissional para depois de uma semana e homologação depois de uns 15 dias do fim do meu aviso prévio.

Se eu começar atender estes clientes (Praticamente todos do meu empregador) neste período até a homologação e exames médicos eu corro o risco de ser processado ou mesmo que esta demissão se transforme em justa causa?

Devo esperar todo o processo de demissão para começar a atuar como autônomo nestes clientes em especifico?

Obrigado.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 15:47

Boa tarde Diego,

A CLT no Art. 482, destaca:

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

a) ...

b) ...

c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;