Olá amigo, agradeço mais uma vez...
Mas que eu saiba todos os trabalhadores devem ter uma ESCALA de TRABALHO e com isso todos devem trabalhar obedecendo a essa escala, por exemplo:
Trabalhador 1) Escala de segunda a sexta das 8:00 ás 18:00 com duas horas de descanso; e sábados das 8:00 as 12:00 horas. Com isso completa-se 44 horas semanais. Dia de descanso: DOMINGO.
Trabalhador 2) Escala de DOMINGO a QUINTA das 8:00 ás 18:00 com duas horas de descanso; e SEXTA das 8:00 as 12:00 horas. Com isso completa-se 44 horas semanais. Dia de descanso: SABADO
Não seria isso?
Isso procede?
Haveria alguma diferença salarial entre os dois (sabendo que os dois ganham o mesmo salário)?
Ai você discorreu o seguinte, transcrevo as suas palavras: lembrando que a que trabalha por escala, a cada 15 dias terá que descansar um domingo, e se ela trabalhar no feriado no qual está escalada, então terá direito a hora extra de no mínimo 100%.
Não entendi porque você usou a seguinte expressão: “lembrando que a que trabalha por escala”... dando a entender que apenas uma trabalha por escala. Mas eu afirmo que as duas possuem ESCALAS, no entanto as escalas são diferentes, como descrito no exemplo supra-citado.
E você colocou uma expressão como se apenas UMA PESSOA, tivesse escala...
Com isso não entendi o que você quis dizer...
AGORA SOBRE O DESCANSO no domingo: A primeira pessoa, SIM TERÁ O DESCANSO NO DOMINGO POIS a escala de trabalho dela já previa isso no contrato.
Mas dá segunda pessoa, o dia de descanso dela é no sábado, e no domingo ela trabalha normalmente.
Mas você disse que se for mulher a cada 15 dias terá direito a um descanso... isso eu não consegui entender, mesmo lendo o artigo que defende a mulher que você me enviou. Pois se saímos do pressuposto que já possui um dia descanso na semana (conforme o exemplo que eu mencionei desde o começo), então não entendi bem isso.
Com isso pedi para exemplificar. Pois sou um pouco leigo no assunto.
Esse artigo que você me enviou por ultimo da CENOFISCO foi bem esclarescedor. Muito obrigado!! Mas ainda estou buscando um exemplo completo, tipo uma "prática" para entender bem...