x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.322

Mudança de titularidade no eSocial Domésrtico

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 12:31

Boa tarde colegas:

Estou com uma dúvida de um cliente empregador doméstico, com uma situação, que o manual não está bem explícito:

Um filho paga os salários de uma cuidadora para sua mãe de 94 anos, tendo uma essa empregada sido registrada há mais de 5 anos sendo sua mãe a titular.

Antes da entrada em vigor da legislação em 2015. sempre foi pago todos os direitos trabalhistas, e recolhido a previdência, pelo carnê.

Quando foi feito o cadastro no eSocial, por engano, ao invés de cadastrarem com os dados da empregadora, no caso a mãe, foi feito em nome do filho, e recolhido INSS, FGTS e IRRF, tudo em nome do filho.

Com o novo manual de 05/2017 as opções são:

A substituição ocorrerá nas seguintes hipóteses:

a) Quando o responsável legal pelo contrato de trabalho falece e o empregado continua trabalhando para a mesma família (causa mortis);

b) Quando o responsável legal pelo contrato de trabalho se afasta do âmbito familiar, permanecendo a relação de emprego com outro membro da família (inter vivos);No caso da transferência em razão de morte da pessoa que consta como titular do contrato, o novo titular deverá informar a ocorrência do óbito.

Essa data poderá ser objeto de cruzamento com as informações constantes no CNIS e CPF. A substituição de titularidade por ato inter vivos dependerá do registro dessa ocorrência pelo responsável anterior pelo vínculo empregatício e da confirmação pelo atual. A opção de substituição entrará em vigência em versão futura do módulo Doméstico do eSocial.

Ítens a e b não condizem totalmente com o que ocorreu e no meu entendimento, posso estar errado, não seria possível cadastrar a mãe e pagar em nome dela daqui pra frente, e quando o eSocial permitir, fazer a alteração devida.

Agradeço imensamente um retorno, me informando como resolver esta situação.

Obrigado.

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 13:08

Claudio, boa tarde.

Vc já consultou a receita federal?

No manual menciona para aguardar nova versão, mas na mesma menciona que não pode ter empregado registrado que não é seu caso.

Consultaria a Receita Federal.

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 14:06

Boa tarde Carlos.

Pois é eu já questionei a RFB antes do novo manual de maio e agora em junho, e a resposta que eles dão é exatamente como postei, ou seja pelo que eu entendi, somente nos casos a e b acima citados.

Eles não dizem claramente pode ou não pode, apenas mencionam o que diz no manual.

Quis postar para ver se algum colega já passou por esta situação, pois entendo que não se enquadra nesses itens.

O que ocorre é que quero ter certeza sobre o assunto, pois o cliente me disse que uma advogada do sindicato das domésticas, disse que é possível sim, mas acho que está enganada, ou eu. rsss.

Se alguém já passou por isso ou sabe, por favor se manifeste.

Grato.

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies