x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 16.629

Salario proporcional no mês de 31 dias

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 08:27

Amigos,
Esse mês de julho eu trabalhei até dia 20. Dia 21/07 tirei ferias até dia 6/08. Dia 7/08 recebi meu salario referente ao mês de julho, porém na minha folha de pagamento consta 19 dias trabalhados e o valor do salario proporcional aos 19 dias sendo que trabalhei até dia 20. Perguntei a pessoa responsável e ela alegou que mês de julho tem 31 dia e portanto a conta sempre tem que para 30 dias de todos os meses. E por isso que diminuiu de 20 dias para 19 dias.
Que eu saiba, deveria pegar meu salario base dividir por 30 dias e multiplicar por dias trabalhados.
Ex: Salario base R$1000,00 dividido por 30 dias = 33,33 x 20 dias= 666,66
A contadora disse que esta conta está errada..
Dia 1 e dia 2 do mês de julho foi sábado e domingo. Conta sábado e domingo como dias trabalhado?
Está correto o que a minha contadora disse? Minha chefe não entende nada de contabilidade e leis. Portanto o que a empresa disser ela acredita.

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 08:44

Joyce, bom dia!

Particularmente, faço e entendo a conta do mesmo jeito que você (salário / 30 * dias trabalhados), mesmo se o mês for de 28, 29, 30 ou 31.

Art. 64 O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58 , por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração. (Redação dada pela Lei n.º 605 , de 05-01-49, DOU 14-01-49)

Parágrafo único: Sendo o número de dias inferior a 30 (trinta), adotar-se-á para o cálculo, em lugar desse número, o de dias de trabalho por mês. (Redação dada pela Lei n.º 605 , de 05-01-49, DOU 14-01-49)

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
E-mail: thainaalmeidap@gmail.com
Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 09:05

Thaina, obrigada por responder. Então a empresa errou no calculo do meu salário? O que eu faço se a empresa de contabilidade que presta seus serviços para a clinica onde eu trabalho insistir que estou errada em refutar quanto ao meu salário?

Valdir S. Luz

Valdir S. Luz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 09:11

Bom dia Joyce,

Primeiramente verifique em seu recibo de férias se o mesmo esta para você sair em férias a partir do dia 20 ou dia 21.
Se no recibo estiver para sair em férias a partir do dia 20 você teria que ter trabalhado até o dia 19.

Pelo que expôs deduzo que o seu recibo de férias esteja para sair em féria a partir do dia 20 e não 21.

Quanto aos mensalistas, quando trabalham o mês integral, independentemente do número de dias efetivamente trabalhados, o valor do salário será sempre com base em 30 (trinta) dias. O art. 64 da CLT ,art. 58 da CLT.

No entanto, quando da admissão, demissão, início do afastamento ou retorno, no cálculo proporcional dos dias trabalhados no mês que tenha um número de dias diferente de 30, deverá ser adotado, como divisor, o número de dias efetivos do mês.

Como teve seu afastamento de férias o cálculo de seu saldo de salário do mês de julho teria que ser o salário base dividido pela quantidade de dias do mês, 31 dias.
Exemplo: R$ 1.000,00 / 31 x a quantidade de dias efetivamente trabalhados.

Espero ter ajudado e boa sorte.

Valdir Luz

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 09:17

Valdir, obrigada por responder. Eu trabalhei até dia 20 e consta que eu tirei ferias a partir do dia 21.
Acredito que a pessoa errou na conta. Se eu trabalhei até dia 20, deveria ser salario base dividido por 30 dias e multiplicar por 20 dias que trabalhei. Não é isso?

Valdir S. Luz

Valdir S. Luz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 09:27

Joyce,

Não.
Entendo e aplicaria a divisão por 31 dias e multiplicaria por 20 dias efetivamente trabalhados no mês.
Isso porque teve o seu afastamento (férias) no decorrer do mês de julho.

Valdir Luz

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 09:03

Bom dia, a contadora me explicou que salário no mês que tirou ferias, a contagem é diferente.
Pelo que eu entendi, eu trabalhei 20 dias, mas como minhas ferias iniciaram dia 21, deu 11 dias até dia 31.
A contagem dos meses é sempre 30 dias. Portanto eu trabalhei 19 dias + 11 dias de ferias que recebi = 30 dias. Será que está certo?
No meu hollerite, os 19 dias de salario+11 dias de ferias que recebi, somando dá o valor do meu salário.

GIOVANNI DE MORAES CORDEIRO

Giovanni de Moraes Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 09:10

Bom dia

Está correto, assim como você recebe 30 dias no mês de fevereiro sendo que o mês tem somente 28 ou 29 dias, nos demais meses também é da mesma maneira, pois o calendário comercial todos meses tem 30 dias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: