x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 923

220h por mês de trabalho

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 15:15

Olá, tenho uma dúvida quanto as horas trabalhadas. Eu faço 42h em uma semana(segunda a sexta) e 46h em outra(segunda a sábado).
No mês de 4 semanas, normalmente trabalho 2 sábados e folgo 2 sábados, mas tem vezes que trabalho 3 sabados. Não ganho hora extra por esse sábado nem fazem banco de horas e nem me dão folga. O que eu quero saber é se está certo? E quando o mês tem 5 semanas?

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 15:27

Boa tarde Joyce!

O correto é você trabalhar 44 horas semanais, como vocês não trabalham com banco de horas, o correto, é pagar as horas extras quando o horário extrapolar o limite.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 15:52

Meu contrato é com sábados alternados e todo domingo folga . Uma semana faço 42h e a outra faço contando com 4h do sábado dá 46h. Por ser um consultório de acupuntura, trabalho assim. Se contar 4 semanas com dois sabados trabalhados, totaliza 44h por semana no mes.
Se o mês tem 4 semanas e trabalho um sábado a mais (3 sábados trabalhados e 1 sábado folga, sendo que todos os domingos é folga), estou dentro do meu contrato ou passou das 220h por mês?
Banco de horas eu vi que pelo meu sindicato é permitido, mas os meus chefes nem tem conhecimento disso acho.

Pammela

Pammela

há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 16:28

Joyce, seria assim seu horário?

1º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)
2º semana: 42 horas folga no sábado (sem hora extra)
3º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)
4º semana: 42 horas folga no sábado (sem hora extra)
5º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 10:08

Pammela, bom dia
Sim tem vezes é assim dessa forma como descreveu. Até está correto.
Mas e quando o mês for assim:

1º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)
2º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)
3º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)

ou

2º semana: 46 horas trabalha no sábado (nesse caso, como ultrapassa as 44 horas semanais, o sábado seria todo de hora extra)
5º semana: 42 horas folga no sábado (sem hora extra)

Está correto os dois ou errado um deles? No meu salário não recebo hora extra. Recebo normal + um bonus de ajuda como agradecimento pelo meu trabalho e esforço.

Pammela

Pammela

há 7 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 17:32

Joyce, na semana que você ultrapassa as 44 horas semanais, você deve receber hora extra. Se você trabalhou 46 horas, então deverá receber 2 horas extras.

Atte.,
Pammela

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 10:56

Eu já havia falado aqui na empresa uma vez e ela me disse que o bonus que recebo todo mês como gratificação, seria para pagar as horas extras tambem. Está certo isso?

Pammela

Pammela

há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 11:08

Joyce, gratificação e hora extra são eventos distintos. O pagamento da gratificação não compensa o não pagamento da hora extra.
Lembrando que, você deve receber, além da hora extra o DSR também, que é calculado sobre as horas extras recebidas no mês.

Atte.,
Pammela

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 13:15

Mas vc acha que vale a pena receber a hora extra? Eu ganho 300 reais de gratificação. Meu salario por dia é R$74,86. Nem todos os meses eu faço hora extra.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 13:24

Joyce boa tarde!

Colaborando,

Gratificação é uma coisa e horas extras é outa, sendo assim se sua empresa por liberalidade paga uma gratificação ok, normalmente a gratificação esta atrelada um um bom desempenho, atingir metas pré estabelecidas etc... já horas extras será devida sempre que o trabalhador ultrapassar a sua jornada de trabalho diária 8 hs não podendo exceder 2 horas por dia, art 58 da clt.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Pammela

Pammela

há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 14:40

Joyce, se vale a pena fazer essa reclamação ou não, cabe a você avaliar.
O correto é o pagamento das horas extras independente de receber ou não gratificação.

Atte.,
Pammela

Jojo

Jojo

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 15:38

Ela me ameaçou tirar o meu bonus de 300 reais mensais, por fazer tal ¨reclamação¨. Não tenho argumentos para isso. Afinal 300 reais faz diferenças para as minhas contas...
De qualquer forma, gostaria de agradecer por toda a ajuda que recebi de vocês aqui!
Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade