x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 573

Ausência ao trabalho

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 14:13

Robson Chaves de Oliveira boa tarde!

A empresa foi avisada? concordou? são faltas abonadas pela empresa?, caso a resposta a estas perguntas seja não, você deve enviar carta ou telegrama com AR no minimo 3, convidando ao trabalhador a retomar suas atividades podendo ser desligado por justa causa (abandono de emprego).

clt,
Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

i) abandono de emprego;

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Robson Chaves de Oliveira

Robson Chaves de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 14:19

Fredson
Obrigado pelo retorno

O que aconteceu foi o seguinte
Esse funcionário esta com problemas particulares em outro estado e ele perguntou ao dono da empresa se pode faltar por 15 dias para resolver esses problemas e depois retornar ao trabalho.

Já aproveitando, se o empregador libera-lo sem demiti-lo (se houver essa possibilidade) e o empregado não retornar, seria abandono de emprego?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4 , Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 14:24

Robson Chaves de Oliveira,

O ideal seria o trabalhador solicitar uma licença não remunerada documentando este fato, como não exite o documento e o empregador foi conivente ao meu ver terá que pagar os dias concedidos ao trabalhador, o que ultrapassar desconta como faltas.

Aconselho ainda fazer contato com o trabalhador já que ultrapassou os 15 dias do acordo.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Ausência ao trabalho - Departamento Pessoal e RH

Visitante não registrado

há 7 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 11:51

Pessoal, bom dia!

Estou com o caso de um cliente que está com problemas de faltas injustificadas de um colaborador, ele solicitou uma carta para colher assinatura dos colaboradores afirmando que estão cientes de que essas faltas podem ocasionar em advertência e até mesmo rescisão por justa causa. por favor, alguém tem um modelo de carta com os dados legais informados.

Obrigada desde de já!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: