x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 12.369

Transformação de NIT em PIS de sócio

Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 10:47

Bom dia,

Tenho um empregador que possui apenas o número de NIT, pois o mesmo realizava o recolhimento de INSS pelo carnê. Agora que ele abriu uma empresa, eu o estou informando na GFIP junto com os demais empregados da empresa, mas o SEFIP não está aceitando esse número, ele da o ERRO 300964 - Número de PIS invalido. O mesmo não terá recolhimento de FGTS, apenas INSS. Como eu faço a conversão do número de NIT para PIS ? Há algum formulário para eu preencher ou é a DMN mesmo (que eu utilizo para funcionários) ? Já liguei no 0800, mas ninguém sabe me informar.

Desde já, muito obrigada!!

Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 11:08

Oi, Karina!

Utilizei o consulta cadastral do E-social e está constando que o número está correto. Eu acho que o Sefip não está aceitando por ter no mesmo arquivo empregados que terão recolhimento de FGTS. Tentei até enviar na modalidade 01, mas quando vou importar o arquivo ele da erro e não me deixa modificar.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 11:23

Larissa

http://economia.ig.com.br/financas/2016-06-29/pis-nis-pasep-nit.html

O que é NIT?

Os trabalhadores autônomos do Brasil (que nunca trabalharam com carteira assinada) também possuem um número de registro: o NIT, ou Número de Registro do Trabalhador. Ele é equivalente ao PIS/PASEP, mas voltado ao Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.

O NIT pode ser obtido diretamente na Previdência Social – aliás, o INSS será o único direito que poderá ser recolhido pelo beneficiário autônomo.

LEIA MAIS: Proposta de reforma da Previdência pode ficar para depois das eleições

Caso uma empresa venha a contratar um funcionário que possua apenas o NIT, ela deverá fazer um cadastro no PIS. Dessa maneira, o empregado poderá recolher também o FGTS.


Ligue no 135 do INSS e confira o número, é estranho o SEFIP não aceitar....

OBS: A modalidade correta do sócio é a 1 mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Celia Aparecida Antonio Silva

Celia Aparecida Antonio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 11:26

Olá Larissa.

Posso ajudar?

Também tenho diretor não empregado sem recolhimento para o FGTS informado no SEFIP com o número do NIT. Nunca deu problema, porque o NIT serve para informação à Previdência Social.

Sugiro verificar a categoria dele, porque se estiver categoria 1 que é de empregado, não aceita mesmo o NIT.

Para o Diretor não empregado sem recolhimento para o FGTS a categoria é "11".

Quanto a alteração do NIT para o PIS já tentei na Caixa em outro caso, sem sucesso.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 11:35

Larissa um bom dia!

Colaborando,

Você deve verificar em seu sistema de folha de pagamento a categoria que foi informada para este contribuinte e se for o caso alterar para categoria 11.

Se em seu sistema estiver correto para ativar o pis junto a caixa você tem que cadastra-lo no conectividade icp, área do empregador, cadastro de NIS, devendo acessar com certificado digital.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 14:47

Obrigada a todos, já verifiquei todas as informações e tudo está correto. O contador foi até uma agência da Caixa verificar, mas o atendente não encontrou esse número de NIT. Agora ele irá na Receita, pois o recolhimento de INSS é feito realmente nesse número.
Quando eu achar a solução eu posto aqui.

Muito obrigada!!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 14:49

Larissa

Na caixa realmente não encontrará esse numero mesmo....seria no INSS.

Vc ligou no 135, deu os dados dele para conferir?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 14:59

Larissa,

Bem, o numero do NIT será o mesmo que o do PIS se ativo, como o numero do pis dele não foi ativo a caixa não consegue localiza-lo, só a previdência.

Para tira a prova dos nove, faz o seguinte,

Acesse o site de cadastro de senha do INSS no link abaixo, e consulte o extrato das contribuições dele assim como o numero do nis, ;

https://meu.inss.gov.br/central/index.html

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 14:03

Karina e Fredson, eu consultei no 135 e tentei cadastrar um novo no dataprev, e realmente o número que eu possuo está correto. Eu não sei o porque o SEFIP não está aceitando. A Solução que me deram foi que eu cadastre um número de PIS e depois vincule esse NIT a ele. Eu ainda não consegui fazer, pois estou aguardando informações do empregador para poder cadastrar o PIS. Se der certo eu aviso vocês.

Muito obrigada pela atenção!! :)

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 14:06

Larissa boa tarde!

Esperamos ansiosamente que tenha sucesso tá.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.