x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.250

Retificação de SEFIP

Sabrina Katsumata de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 20:13

Prezados colegas, boa noite!

Iniciei numa nova organização essa semana e me deram um pepino (ao meu ponto de vista, que não entendo sobre o assunto) para resolver:

Tenho que retificar a SEFIP de uma empresa desde 2003 até hoje. O funcionário foi afastado como auxílio doença, sendo que era auxílio acidentário, ou seja, 7 anos de FGTS para pagar para esse funcionário.

Recuperei os arquivos da fopag, porém as bases não batem... e não sei por onde começar a procurar os erros (são sete mil funcionários).

Vocês sabem se existem erros comuns na SEFIP, por onde começo?

Muito obrigada,

Sabrina Katsumata.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 20:25

Sabrina,

Como se trata de um empregado, afastado por acidente do trabalho, que precisa ter o FGTS recolhido, Vc. pode fazer a SEFIP, mês a mês, somente deste funcionário. Falo isto porque não tem INSS a recolher senao Vc. teria de apresentar a SEFIP, relacionando todos, na modalidade 9.

Bem, vou ver melhor este assunto e lhe escrevo novamente, mas creio que é isto.

Ao logo de 7 anos foram muitas versões da SEFIP, mas Vc. pode fazer este trabalho utilizando a versão mais recente que é a 8.4.

Já peguei muitos "pepinos" desse tipo.

há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 20:30

Boa noite Pedro!

Jura? Então existe a possibilidade de informar apenas o recolhimento do FGTS desse único trabalhador? Isso realmente seria maravilhoso! Mas não tenho que informar para a previdência sua mudança de condição (aux. doença para acidentário)?

Aguardo um retorno seu!

Muito obrigada!

Abraço,
Sabrina.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 20:41

Sabrina,

A informação para a previdência é feita via o código de afastamento do trabalho que Vc. informar na SEFIP e, para a SEFIP aceitar o depósito, obrigatóriamente tem de ser informado que é acidente do trabalho.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 12:23

Sabrina,

Infelizmente não estou correto na resposta que lhe dei. Hoje liguei no Oculto da CEF e obtive a informação de que, desde o primeiro depósito da competência que o empregado se afastou, no caso em 2003, terá de ser refeito, sendo que todos os empregados informados na SEFIP deverão constar na modalidade 9 e, somente o empregado que Vc deseja retificar, isto é recolher o FGTS, na modalidade branco.

Peço-lhe desculpas e, tambem aos que demais colegas do forum, pela primeira informação prestada.

Espero tê-la ajudado.

há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 20:06

Boa noite Pedro,

Não precisa se desculpar - de maneira alguma - é sempre ótimo quando encontramos pessoas dispostas a ajudar!

Também liguei na CEF e obtive a mesma informação.

A dúvida que me resta: por onde começar a procurar os erros na SEFIP? Demissões eu já sei... na verdade é necessário fazer uma análise do que aconteceu na fopag da época e isso é muito complicado qdo se tem muitos funcionários e pouco tempo!

Um abraço e muito obrigada!!!

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 20:43

Sabrina,

Grato pela compeensão.

Vc. deve verificar, mês a mês, na guia de recolhimento a versão, do SEFIP, e a tabela utilizada para emitir a guia e RE da competência, e refazer a GEFIP utilizando, de preferência, a mesma versão do programa SEFIP. No início a versão era no sistema operacional DOS . No site da CEF, na parte de Dowload, ainda existe programa sefip e tabelas antigas. Sem isto,como tem de bater até os centavos na nova informação a ser enviada, sempre terá problemas.

Espero tê-la ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade