Alexandre Tadeu
Iniciante DIVISÃO 1 , Agente AdministrativoPrezados boa noite!
Meu irmão é dono de uma pequena lanchonete que possui serviço de entregas por motoboy.
Quando o motoboy começou a prestar serviços pra ele, o combinado foi que ele receberia o valor integral das entregas, além de uma ajuda de custo de 20,00 por dia. Além da lanchonete do meu irmão, o motoboy trabalhava em outros lugares também como motoboy, tanto que por várias vezes ele simplesmente faltava e nem satisfação ele dava.
Este ano, como as faltas começaram ser frequentes, chegando a ficar a semana toda sumido, meu irmão o informou que não seria mais preciso continuar, pois as faltas estavam comprometendo as entregas.
Agora o motoboy quer os direitos trabalhistas dele e o procurou informando que faria um acordo com ele pra que ele pague a rescisão dele que ele desiste de entrar na justiça na justiça.
Minha dúvida é a seguinte, se meu irmão fizer uma acordo extrajudicial com ele, discriminando todas as verbas rescisórias, esse documento tem validade? E se ele entrar em juízo depois, tem direito a receber tudo novamente, ou o que foi pago no acordo é levado em consideração pelo juiz?
Além disso, não houve o pagamento de INSS. No acordo extrajudicial ele pode renunciar ao vínculo?
Pode ser feita essa rescisão "amigável" em juízo? e se puder, ele pode em juízo renunciar ao vínculo e receber tão somente os valores acordados?
Se puderem me ajudar, fico muito grato.
Desde já agradeço a todos.
Alexandre