Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoalqual é prazo de estabilidade de uma gestante quando volta ao trabalho ?
respostas 26
acessos 3.187
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoalqual é prazo de estabilidade de uma gestante quando volta ao trabalho ?
Ronan Eustaquio Candido
Ouro DIVISÃO 1 , Chefe Recursos HumanosBoa tarde Paola,
A estabilidade da gestante são 5 meses após o parto.
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalEsse período seria o da liçenca .
Correto ?
Sergio
Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos HumanosBoa tarde Paola
120 dias de licença mais 30 dias de estabilidade, podendo ser mais de 30 dias dependendo do sindicato.
Carla Leme
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos HumanosNa verdade, o correto seria verificar na convenção coletiva da categoria. ( tenho empresas aqui, que as convenções determinam que a estabilidade seja até 90 dias após o retorno da licença). Uma vez que podem estipular algo diferente do que diz a CLT. De acordo com a CLT seria do inicio da gravidez até 30 dias após o termino da licença maternidade.
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalPaola, boa tarde.
E como menciona a Carla, por lei e 05 meses após o nascimento, mas tem sindicato que a estabilidade e maior, ok.
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalEntão pelo que entendi pela clt a estabilidade é 120 pela licença e 30 dias apos o retorno da licença , mas deve-se conferir com o sindicato porque pode determinar um pouco a mais de 30 dias .
Outra duvida ate qual mês a empresa é obrigada a arcar com o salário da gravida , até o 9º mês e depois que o medico dê o atestado e pelo INSS ?
Estou com um funcionária gravida que ligou pro INSS e a informação que eles deram é que a empresa paga os 120 dias de licenca e depois disso a empresa entra em contato com o INSS pra devolver pra empresa o valor desses 120 dias , isso é correto ?
Géssica Nascimento
Prata DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadePaola,
É a empresa que paga o salário da funcionaria na licença e depois compensa esse valor na GPS.
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalMas como faço isso ?
Lanço o funcionário normalmente na folha de pagamento ?
Como compenso isso ?
Não entendi muito bem
Ronan Eustaquio Candido
Ouro DIVISÃO 1 , Chefe Recursos HumanosBom dia Paola,
O pagamento é feito diretamente pela empresa e deduziu na guia de INSS que for pagar. Então funciona da seguinte forma: o valor que pagar para a funcionaria será deduzido da GPS que for pagar, caso o valor da guia for inferior vai ficar com um crédito junto ao INSS, e poderá ir compensando mês a mês este valor.
Karla Bruna da Silveira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalA estabilidade da gestante pela CLT são 5 meses após o nascimento da criança, não são 30 dias apos o termino da licença não, pois a licença maternidade pode ser concedida antes do nascimento da criança. Mas a convenção coletiva deve ser observada, pois tem convenções que colocam estabilidade de 90 dias apos o retorno da licença.
Quando se lança no cadastro do funcionário a licença maternidade, normalmente o sistema já vai processar as informações e abater a licença no INSS. O que sobra, o meu sistema pelo menos, já joga para o outro mês automaticamente, verifique em seu suporte se o seu sistema faz isso.
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalRonan Eustaquio Candido
Ouro DIVISÃO 1 , Chefe Recursos HumanosBoa tarde Paola,
A partir do momento da apresentação do atestado medico de 120 dias
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalCerto , porém esse atestado é dado antes do nascimento . Devo contar os 5 meses a partir no nascimento da criança ?
Visitante não registrado
Paola Duarte Leonel
Sobre a entrada na Licença Maternidade
O que ocorrer primeiro...
A licença maternidade pode ser tirada até 28 dias antes do parto, ou seja nesses casos a gestante irá te trazer um atestado de 120 dias, e você i´ra lançar o atestado, OK.
Caso a mesma fique trabalhando até o final da gestação, ela continua trabalhando até o ultimo dia, quando ela ganhar o bebê irá te trazer a certidão de nascimento/atestado com a data do parto.
Agora quanto a estabilidade
Inicia-se com a confirmação da gravidez e estende-se até cinco meses após o parto, consoante previsão expressa no artigo 10, II, b, do ADT da Constituição Federal.
Ou seja a data do início da licença maternidade não influencia em nada, visto que essa pode ser uma data distinta da do parto.
Seu sistema teve ter um local adequando para você lançar a data de entrada na licença maternidade e outro local para lançar a data do parto, pois é a partir desta que contamos a estabilidade.
Carla Daniela Floriano Santos
Bronze DIVISÃO 4Gente, a empregada tem direito a estabilidade se engravidar no período de projeção aviso indenizado? Ou seja , se caso ela quiser F. a empresa, basta engravidar de novo assim que for dispensada, e assim sucessivamente pra sempre?
Visitante não registrado
Carla Daniela Floriano Santos
Marco Aurelio
Iniciante DIVISÃO 4 , Gerente Comercialentão não entendo bem essas leis, e gostaria de saber qual o correto tambem, pois aqui na minha empresa me falam que tenho que dar 75 dias de estabilidade após a volta ao trabalho ou seja ela já gozou de 120 dias de licença maternidade e mais 75 dias de estabilidade no emprego, ou seja 225 dias para poder fazer a demissão,é correto!
Visitante não registrado
Marco Aurelio
Confome acima o que diz a legislação
Agora quanto a estabilidade
Inicia-se com a confirmação da gravidez e estende-se até cinco meses após o parto, consoante previsão expressa no artigo 10, II, b, do ADT da Constituição Federal.
Agora precisa verificar se tem algo a mais no dissídio da categoria, alguns estendem essa estabilidade...
Marco Aurelio
Iniciante DIVISÃO 4 , Gerente Comercialo correto é de 1 més então após a volta da licença maternidade então? ou ainda tem que verificar na covenção coletiva qual o prazo que tem que se estender isso, pois tenho essas dúvidas, meu contador me informou 75 dias é um prazo muito longo comparado ás respostas que se divergem aqui na internet,mas a grande maioria estão me dizendo 3 dias após a volta qual o ideal para eviotar futuros problemas no rigor da lei!
Visitante não registrado
Marco Aurelio
Veja bem
A legislação diz que se estende até 5 meses após o parto.
SIM tem que olhar a convenção coletiva, pois algumas estendem esse prazo, tenho algumas por exemplo que garantem estabilidade até 90 dias após o retorno da licença maternidade.
Deve verificar o que diz o dissídio, se ele não tiver nada vale o que diz a CLT.
Beatriz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia!
Uma colaboradora irá retornar da licença maternidade, o empregador quer demitir ela. A estabilidade da mesma é de 75 dias após o retorno da licença (conforme convenção), e ainda estamos no mês que antecede o dissídio.
Minha dúvida, a empresa pode demitir com aviso indenizado e pagar a muta da estabilidade? E no caso do dissídio, teria que pagar mais uma multa?
Desde já agradeço.
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Beatriz Silva
bom dia,
Exatamente.
São coisas diferentes.
Att,
Beatriz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia, Vânia!
Então a empresa, vai ter que arcar com duas espécies de multa (estabilidade e antecedência de dissídio), o aviso indenizado e mais as demais verbas rescisórias?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalIsso mesmo Beatriz.
Fique atenta, pois a estabilidade não poderá ser consecutiva com o aviso prévio.
Att,
Beatriz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalOi Vânia,
Desculpa mais não entendi...
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalO Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade