x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 5.818

Vale alimentação, valor máximo e tributações

mirian

Mirian

Iniciante DIVISÃO 4 , Projetista
há 7 anos Segunda-Feira | 6 novembro 2017 | 10:13

Existe um valor máximo que pode ser estabelecido como vale refeição, ou uma proporção em relação ao salário?
E o valor do vale alimentação deve entrar no holerite e estará sujeito a quais tributações?

Irei contratar um colaborador que já é aposentado, porém ele não quer o registro integral na carteira. O que eu sei que não é uma boa prática e inclusive me recusei. Porém não tenho opção em não contrata-lo, pois o cliente para quem presto serviço (e possuo um bom contrato, do qual dependo) exigiu este funcionário em questão. Chegamos em um acordo de um registro em um valor maior do que ele pediu, porém falta completar esse valor, ele sugeriu incorporar como alimentação, porém não sei se é viável.

O fato é, não quero correr o risco de problemas trabalhista e nem a oportunidade de registrar o funcionário em questão. O que ele não quer, é ter deduzido de seu valor de salário: FGTS, INSS e etc, por isso quer "um por fora", porém sei que essa é uma prática ilegal e da qual posso sofrer um processo trabalhista, inclusive pelo próprio futuramente. Então tenho procurado alternativas das quais posso aliviar as tributações para ele e não deixar brecha para futuras complicações, se é que isso existe.

Em outra situação descartaria totalmente a hipótese, porém em tempos como estamos vivendo fica difícil. Esse cliente é responsável pela maior parcela do faturamento da empresa e não aceitar esse funcionário pode nos comprometer.

Grata.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 6 novembro 2017 | 12:29

Miriam, boa tarde.
O que você deve fazer e contactar uma operadora em vale refeição/vale alimentação, e estar inscrita no PAT (programa de alimentação do trabalhador), a propria operadora irá te ajudar.
Tanto o vale refeição como o alimentação se inscrita no PAT não integrará o salario, caso contrario sim.
Vou te passar os link do PAT e também de uma operadora, atualmente temos várias, TICKET RESTAURANTE, SODEXO, ALELO, etc....

www.solicite-sodexo.com.br

http://trabalho.gov.br/pat/como-se-cadastrar-no-pat
com relação a inscrição no PAT, não se preocupe, e fácil, a operadora (que irá contratar) na maioria tem um setor especifico para isso e vai te ajudar.
Te passei a sodexo, porque já trabalhei com eles e me ajudaram muito.(não e propaganda).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade