x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.014

o que é calculado inss

Laura Maisa Cantareira Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 09:15

Bom Dia estou com uma duvida alguem pode me auxiliar .

Tenho uma sindica que a mesma foi ate a receita e la informaram a ela que tem debito em aberto , porem de uns 3 anos , so que a base de assegurados ta certo ( o valor do pagamento dos funcionario ) o que ta constando é que na folha quando eu imprimo , aparece os vencimentos / o desconto e o que um funcionario vai receber .
Depois tem BASE INSS esse BASE INSS da onde foi tirado ?

O que entra para fazer o calculo do INSS ? e calcular pela porcentagem e dar o valor da GPS ?

Por exemplo
Folha de pagamento :

SALARIO BASE 1.376,41
HORA EXTRA 60% - 66,07
ARREDONDAMENTO DO MES 0,63
ACUMULO DE FUNÇÃO 275,28
DSR S EXTRA 68,71
FERIADO 110,11
FOLHA TRABALHADA 110,11
VALE CESTA 290,74

Base INSS R$1.911,60 X 9% = 179,24 ( POREM NA MINHA FOLHA O VALOR SAIU 172,04

DESSES itens o que entra para o calculo do INSS OU QUAIS ITENS A MAIS ENTRA?
COMO SURGIU ESSA BASE DE INSS ?

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 10:14

Base INSS R$1.911,60 X 9% = 179,24 ( POREM NA MINHA FOLHA O VALOR SAIU 172,04

O seu sistema esta correto quanto ao calculo acima, e daria 172,04 mesmo. O problema é que não sei de onde ele tirou essa base, pois todos os proventos que vc citou tirando arrendondamento e vale cesta deve incidir INSS e FGTS, o que daria uma base de R$ 2.006,69.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:11

Jorge Fernando

Agora outra pergunta , caso a tabela do SEFIP nao esteja sendo atualizada , mensalmente pode dar alguma divergenbcia ?
Ou ela e automatica tbm ?
porque no meu sistema da sefip eu nao atualizo ele baixando o arquivo meu chefe comentou que é automatico , mas a ultima atualização foi 18/01/2017.

Agora sobre o assunto anterior , bom tem os descontos de vale transportes / adiantamento salarial/ faltas e atrasos

Vale transporte: 82,58
faltas 12,51
adiantamento salarial 550,00
arredondamento mes anterior 0,93
inss 9% 172,04.

Influencia tbm ?
muda alguma coisa?

Mas na sua concepção o que vc acha que deve ser essas divergência na receita ?
Algum dica por exemplo .

Agradeço !!

Jorge Fernando

Jorge Fernando

há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:16

A tabela de INSS no SEFIP atualiza automático mesmo, e a sua já é a atualizada. Sim faltas influencia na base pois o valor das faltas não entra no calculo para INSS e FGTS. No seu sistema folha esta calculando igual a SEFIP?

Jorge Fernando
Analista de RH

há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 11:28

Jorge Fernando

Esta calculando sim , toda vez que mando o arquivo da SEFIP , eu antes de imprimir a guia , confirmo com a folha de pagamento , para ver se esta batendo o valor ou divergente , sempre esta correto iguais coisa de 1 ou 2 centavos as vezes !

A GUIA DA GPS ela eu posso comparar com algum valor na sefip ou somente com a folha de pagamento ?
O meu sistema da folha é HITEC.

Jorge , voce tem algum email ? acho que seria ,mais facil a nossa comunicação se nao fosse atrapalhar muito .

Jorge Fernando

Jorge Fernando

há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 13:22

A guia de GPS vc pode conferir no Comprovante de Declaração a Previdência no SEFIP, essa diferença de centavos é normal. Posso te passar meu email sim, porem aqui na empresa não posso abrir rsrsrs Se o sistema folha esta com as tabelas atualizadas e o SEFIP tbem e esta tudo batendo, deve estar correto, pode ser algum erro de calculo na conferencia mesmo, aqui no site tem como anexar documentos, caso queria apague os dados da empresa e funcionário e coloque o holerite aqui pra gente olhar certinho

Jorge Fernando
Analista de RH

há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 13:29

Como eu consigo esse comprovante e como tiro?
A guia de GPS vc pode conferir no Comprovante de Declaração a Previdência no SEFIP,

Sobre o email ok rs .

Eu estou perguntando tudo , porque sou nova no ramo rs e nao sei , to fazendo curso tecnico para entender melhor rs .

Tabelas atualizadas ( automáticos ) ok
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Jorge Fernando

há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 13:36

Esse comprovante vc consegue ele no SEFIP em Relatórios/Movimento/Comprovante de Declaração a Previdência, eu sempre confiro a GPS nele antes de enviar a SEFIP e com isso diminui as pendencias em 90% das empresas aqui.

Jorge Fernando
Analista de RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade