x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 28

acessos 34.647

Roberta Siqueira

Roberta Siqueira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:37

Bom dia!

Gostaria de saber qual é a melhor forma de aprender a calcular o IRRF do funcionário:
se o funcionario ganha 3.000,00 qual será o desconto, me confundo quando olho para a tabela de IRRF; e quando o funcionário tiver dependentes? Alguém pode de passar passo a passo?
Grata

TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:48

Roberta, quer uma dica?
Entra no site da Receita Federal (https://www.receita.fazenda.gov.br) >downloads> e procure uma programa chamado carne leão.
Instala esse programa ai fica mais fácil, pois, é só digitar o valor do rendimento e deduzir o valor pago a previdência/dependentes e já sai o valor do IRRF.

**O valor a deduzir por dependentes é de R$ 144,20.**

;)

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:51

Roberta
Bom dia

Vamos a um exemplo:
Salário do funcionário R$- 3.000,00
-INSS 11%.................. R$- 330,00
-01 dependente.......... R$- 144,20

Valor base para calculo = R$- 2.525,80

Pela tabela R$- 2.525,80 x 15% = R$- 378,87 menos a parcela a deduzir (cf. tabela) R$- 268,84 = IRRF R$- 110,03

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 10:52

Olá

Muito simples:

Pegue o valor bruto que o empregado tem de remuneração, desconte o valor do INSS e veja na tabela a alíquota correspondente para cálculo.

Em seguida faça o cálculo e do valor do percentual encontrado, desconte a parcela a deduzir.

O valor do IRRF será o valor descontado da parcela.

Quando houver dependentes, desconta-se o INSS, os dependentes e aí acharás o valor base para cálculo do percentual do IR conforme alíquotas da tabela, nunca se esquecendo de descontar a parcela a deduzir.

At

Cláudio Lopes

Editado por Claudio Lopes em 4 de setembro de 2009 às 10:52:50

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 13:29

Não. O Valor a receber será o salário bruto (-) INSS e (-) IRRF. A dedução do dependente é somente para efeito de cálculo do IRRF.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 14:53

Boa tarde Adalberto.

Sugiro enviar a planilha para o email @Oculto, que anexamos ao tópico. Este procedimento evita os constante pedidos de envio da planilha para o email particular dos solicitantes e o possivel trancamento do tópico.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 17:01

Roberta
Boa tarde

No exemplo em que eu citei para vc foi descontado um dependente no cálculo do IRRF, se não tiver nenhum ou for mais que um muda o valor.
No exemplo seria:
Salário...............R$- 3.000,00
-INSS...11%.......R$- 330,00
-IRRF..................R$- 110,03
Total liquido.......R$- 2.559,97

Um abraço

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 17:15

Boa tarde amigos.

Já se encontra disponibilizada a planilha " Salario Líquido " gentilmente enviada pelo nosso amigo Adalberto Joel Taques de Campo Mourão - PR, pelo qual agradecemos em nome dos todos os usuários do Fórum.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
PALOMA

Paloma

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 15:40

O IMPOSTO DE RENDA É CALCULADO DA SEGUINTE FORMA:

1) TEM QUE TER EM MAOS AS TABELAS DO IRPF E DO INSS.

2) SEGUIR A SEQUENCIA.

Exemplo: Salário de R$ 3.000,00

Vou diminuir o valor integral do salário - o inss devido e menos o valor de dependentes (nesse caso 1)

INSS - 330,00
1 DEPENDENTE - (144,20 por dependente)

= 2.525,80 = ESSA VAI SER A BASE DE CALCULO IRPF

A PARTIR DAÍ APLIQUE A TABELA DE IRPF.

NESSE CASO, A ALIQUOTA A SER APLICADA E DE 15% E DEPOIS A PARCELA A DEDUZIR SERÁ 268,84.

IMPOSTO DEVIDO  110,02

Pelo menos é dessa forma que eu faço, por gentileza se estiver errado alguém me corrija.

Obrigada!!!!

Renato Ramos da Silva

Renato Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:09

Bom dia comunidade!
Tenho uma funcionária que no seu salário do mês de agosto de 2009 teve uma base de IRRF de 6.236,09 e foi descontado 1.051,98 a titulo de imposto de renda (salário de agosto que ela recebeu no 5º dia útil do mês de setembro). Até aí tudo normal.
O detalhe é que ela foi desligada da empresa em 21/09/2009 e recebeu as verbas rescisórias no dia 30/09/2009, ou seja, no mesmo mês em que recebeu o pagamento de agosto.
Aqui na empresa nós recolhemos o IRRF mensalmente.
A dúvida é: devo juntar a base de IRRF do salário com a base de IRRF da rescisão para fazer os cálculos e abater o valor que já foi descontado?

Aos meus amigos, um bão dia!! Aos meus inimigos, um dia bão!
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Sábado | 2 junho 2012 | 10:45

Boa planilha,vai mim ajudar bastante,alguem tem um q calcule tb com iss 5%? e q calcule as retenções e consequentemente o valor bruto a partir de uma valor liquido?desde já agradeço.

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Jessica cavalcante

Jessica Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 21:13

BOA NOITE, ADALBERTO.Muito obrigadooooo pela planilha vai mim ajudar bastante.Só mais uma ajuda:como faço para calcular somente iss de 5% e irrf,pode ser com essa planilha ou tem q ser com outra?Desde já agradeço pela contribuição.Abraço..

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".
Richard BAch
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 21:36

Boa noite, prezado Adalberto

Por favor, envie a "nova" planilha para meu e-mail de moderador para substituir a anterior.

Grato

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade