x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 50.778

Patrão pode descontar do empregado um erro?

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 14:02

Olá pessoal, irei direto ao ponto, meu chefe assumiu a divida de um cliente, divida essa que é 90% erro do cliente e 10% erro do meu chefe, só que ele quer jogar esse erro pra cima de mim, e disse que irá descontar do meu salário essa divida, ele pode fazer isso ? Mesmo eu alegando que o erro não foi meu ? Desde já agradeço as respostas

ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 14:15

Leia: www.trt18.jus.br

Veja o que diz o § 1º do art. 462 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

“§ 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado”.

Mas o que isto quer dizer?

De acordo com o dispositivo legal, o desconto será lícito em duas situações. A primeira delas é a possibilidade de reparação do dano pelo empregado estar prevista em acordo, convenção coletiva ou contrato de trabalho. Se não houver previsão, não pode haver desconto.

A segunda hipótese versa sobre a possibilidade de desconto salarial caso o dano tenha sido causado dolosamente pelo empregado.

Veja a diferença: quando o dano é causado por dolo, o desconto pode ser feito com base na CLT; se o dano é causado por culpa, o patrão pode descontar erro do funcionário apenas se houver previsão contratual ou por norma coletiva.

Em linhas gerais e em simples palavras, o dano doloso é aquele causado propositalmente pelo empregado. Já o dano culposo é causado “sem querer”.

“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford
Bruno

Bruno

há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 15:02

Ezequiel

No caso eu não sou regido pela convenção coletiva pois não temos registro no sindicato, e não foi culposo, nesse caso então não se poder descontar nada, correto ?

ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 15:24

Boa tarde Bruno,

Qual foi a conclusão do seu caso?

conseguiu reverter a situação??

“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford
Bruno

Bruno

há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 15:26

Ezequiel

Até o momento o cliente da qual ele iria ter que ressarcir, não se prontificou a nada, ai ele não falou mais nada sobre descontar de mim, mas estou aguardando pra ver no que vai dar

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 17:27

Bruno Machado em 2014 a RAIS de uma empresa não foi enviada onde tinha 6 funcionários e só fiquei sabendo quando uma ligou dizendo que não recebeu, meu mundo caiu pq eu deveria pagar 5 salários mínimos (pq 1 ainda não tinha direito) e de uma unica vez. Meu chefe nunca me cobrou mas a pressão dos funcionários me ligando... Foi quando fui no MTE e tirei a duvida se eu teria que pagar e a resposta foi que, em cima de todo valor de produto/ serviço que o empresário coloca já está incluso perdas e falhas então não pode ser cobrado do funcionário ainda mais meu caso onde eram 3 funcionários prestando o mesmo serviço e não saberia de quem era a culpa.
No final da história o cliente conversou com os funcionários e tudo ficou resolvido, amém!

Essa nossa área é muito complicado de trabalhar pq o minimo descuido é multa, TUDO é muuuuuuulta. Tô morrendo de medo do esocial.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 17:33

Bruno Machado

Só uma observação.

Vc disse que não é regido pela CCT pq não é registrado no sindicato....

Isso não quer dizer nada....a CCT abrange TODOS os trabalhadores da categoria que representa, independente de filiação ou registro no sindicato.

A empresa deve seguir a CCT independente de filiação. A filiação é somente para ter alguns benefícios que os sindicatos oferecem como assistência médica e odonto a um preço mais acessivel, convenio farmácia, convenio com escolas de idiomas etc.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 8 dezembro 2017 | 07:26

Foi quando fui no MTE e tirei a duvida se eu teria que pagar e a resposta foi que, em cima de todo valor de produto/ serviço que o empresário coloca já está incluso perdas e falhas então não pode ser cobrado do funcionário ainda mais meu caso onde eram 3 funcionários prestando o mesmo serviço e não saberia de quem era a culpa.

Milla no seu caso era só enviar a Rais e os funcionários receber o Pis normalmente, só ia demorar um pouco mais que o normal.

Todos escritórios que trabalhei desconta erros dos funcionários, eu se acontecer só pago mediante recibo discriminando o que estou pagando, depois vou pra justiça reaver os valores. Muitas vezes os erros partem de informações erradas dos próprios contadores.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade