x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.389

Admissão de funcionário

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 09:32

Bom dia Pessoal,

Pesquisei no fórum mas não encontrei, sei que pode ser meio estranho mas como sou iniciante, gostaria de saber se algume poderia me dizer os passos as etapas para contratar um funcionário, todos os passos como devo fazer por exemplo exame médico, registro na ficha etc... (toda rotina de contratação).
obrigado desde já

Afonso Freitas

Afonso Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 09:46

Guilherme,

Se você já tem o funcionário selecionado, você tem que manda-lo fazer o exame médico admissional e passar para ele uma lista de documentos para providenciar, que são:

CTPS;
Número do PIS (se já tem na carteira não precisa)
01 ou 02 Fotos;
RG e CPF
Título de Eleitor
Certificado de Reservista (para homens)
Comprovante de Residência;
Certidão de Nascimento para filhos menores de 14 anos (se forem menores que 7, o cartão de vacina, e maiores que 7 o comprovante que estão matriculados na escola).
Certidão de Casamento (se for casado).
e algumas empresas pedem atestado de bons antecedentes.

Após estar com a documentação e o exame em mãos, é só preencher:

Contrato de experiência;
Prorrogação do contrato de experiência (se houver)
Termo de compromisso com vale transporte;
Termo de compromisso com o salário-família (se houver)
e algum documento a mais que a empresa necessite. (como por exemlo protocolo de entrega de uniformes).

Agora é preencher a ficha de registro ou livro de registro, cadastra-lo no ponto, e providenciar uniformes.

O normal é isso.

Afonso Freitas

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 10:20

Boa dia Afonso,
gostei da resposta, me ajudou bastante. Outra dúvida para fazer o exame médico admissional eu terei que fazer o programa PCMSO e o PPRA ou posso encaminhar a qualquer médico do trabalho?

Afonso Freitas

Afonso Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 11:06

Guilherme,

Toda empresa tem que ter o PCMSO, pois serve para avaliar o risco de cada função e do local de trabalho. Mas caso não tenha, você pode manda-lo a qualquer médico do trabalho, pois o importante é ter o atestado com o aval de liberado pelo médico.

Eu não tenho certeza se em fiscalização ou de alguama outra forma a falta de PCMSO pode causar algum problema. Mas por segurança, aconselho fazer o PCMSO.

Afonso Freitas

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 13:36

Guilherme, não se esqueça de fazer as anotações na Carteira Profissional do funcionário.
Toda a vez que vc pegar este doc. para anotações, faça-o contra recibo, faça o máximo para não rasurar e lembrando que vc tem um prazo máximo de 48 horas para a devolução.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade