x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 15.516

Dúvidas No Sefip 8.4

Henrique E. Reginaldo

Henrique E. Reginaldo

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 15:59

Caros amigos

Boa tarde

Primeiramente, parabéns pelo fórum contábil!

Estou com um problema acerca do Sefip 8.4.
Precisamos obter uma CND do Inss, com o relatório de restrição em mãos foi constatado algumas divergências em algumas competências de Gefip´s!

Fazendo as devidas correções, enviei-as novamente.
Ps. Essa empresa possui somente uma funcionária em seus quadros, e a mesma possui 5 filhos. O salário família totalizou R$90,40, o que não se gerou a guia do GPS.
Para minha surpresa, essas Gefip´s que foram enviadas chegaram em duplicidade e outras "ainda" não chegaram.

As que chegaram em duplicidade, fui orientado pelo fiscal do INSS a cancelar e enviá-las novamente através da modalidade 9(Confirmação de Informações Anteriores), FPAS 639 e movimentação 115.

As Gefip´s que ainda não "chegaram"(mas que já foram enviadas) o mesmo fiscal me orientou a cancelá-las e enviá-las novamente na modalidade 9!

Só que fui tentar imprimir o resumo da GPS no Sefip e o que aparece são os dados de um outro movimento de uma outra empresa, que não tem nada a ver com a empresa em que preciso obter a CND.

Liguei na CEF e eles "não sabem me informar" como faço para imprimir essas vias do GPS, que informa (no nosso caso) que o valor do INSS consta zerado!
Tentei vasculhar nas pastas no c: arquivos de programas/caixa/sefip e não encontrei nada!

Alguém saberia me informar aonde fica gravado os relatórios do GPS no Sefip para que eu possa imprimir?

Ps. Algum colega já passou por essa experiência de ter Gefip´s enviadas em duplicidade ou que ainda não constavam nos bancos de dados do INSS?

Muito Obrigado à todos!

Henrique E. Reginaldo

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 16:26

Na verdade Henrique, qdo voce envia as informações, voce salva o arquivo (alfa numérico), imprime o selo, depois imprime a RE, o comprovante de declaração a previdencia e tem o analitico GPS, logo em seguida da transmissão, na 'aba' relatórios.
Quanto a outra empresa que apareceu, vcs trabalham com outras empresas?

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Afonso Freitas

Afonso Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 16:42

Henrique,

Não entendi bem. Você tem algumas competências sem recolher INSS, você recolheu todos os meses o INSS mas o mesmo não reconhece ou você as recolheu em duplicidade??

Caso não tenha recolhido em alguma competência, tem que recalcular para pagar com multa e juros.

Caso o INSS não reconheça o envio de aguma competência, você tem que retransmitir com a modalidade 9 (confirmação de dados).

Caso você tenha recolhido em duplicidade, você pode compensar esse valor nas guias dos próximos meses. O recolhimento em duplicidade só ocorre quando você paga 2 vezes. Você pode transmitir o arquivo quantas vezes quizer, pois as informações sobrepões as anteriores.

***Mas, a compensação você não pode compensar a parte de outras entidades. E se caso não der valor para recolher a guia em alguma competência, você tem que pegar a parte das outras entidades e acumular até dar o recolhimento (mínimo 29,00). Acho que o código para esse recolhimento é 1900. (tem que confirmar).

Não sei se é isso que você está perguntando, mas espero ter ajudado.

Afonso Freitas

Henrique E. Reginaldo

Henrique E. Reginaldo

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 16:53

Afonso

Não foi acerca do recolhimento.

Foi justamente no processo de envio das sefip´s em que se constou a duplicidade e outras que ainda não "localizaram" no banco de dados...
Engraçado foi que todas as gefip´s que fiz e enviei consegui imprimir o recibo.

"Protocolo de envio de arquivos"
Conectividade social"

Estive ontem no INSS e o fiscal me disse que, caso não se reconheça o envio de alguma competência, têm que se cancelar a e enviar novamente com a modalidade 9.

Afonso Freitas

Afonso Freitas

há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 17:07

Henrique,

Pelo que sei nao é nescessário cancelar, mas de qualquer forma tem que enviar novamente com a modalidade 9.

Tente fazer só isso, e ligue para o INSS e veja se eles já conseguem ver a retransmição.

Se por acaso eles falarem que tem que cancelar, no sefip tem uma parte onde você marca a opção "cancelamento de informações" (ou alguma coisa parecida).

Outra opção que vejo é ligar paga GIFUG que é a parte da caixa que da suporte para o sefip e veja a opção de retransmitir como "Individualização".

Afonso Freitas

Editado por Afonso Freitas em 11 de setembro de 2009 às 17:08:44

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 17:21

Henrique

Você ainda tem a Re de todas as Sefips entregues?

se sim observe o FPAS.

pois para substituir a Sefip anterior tem de se atentar a alguns parametros então acho melhor começar a conferir os dados cadastrais das Sefips se estão iguais se mudou algo pois como você disse a unica flaha foi o valor do salario familia não informado, portanto ore sto deve ser mantido.

att
Raphael

Afonso Freitas

Afonso Freitas

há 15 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 17:31

Na verdade quando você vai retransmitir tem que deixar o sefip igual quando fez da primeira vez, ou seja, o mesmo salário e o mesmo valor do salário família.

Na CND teve alguma competência que está certa??
Se sim, pegue a RE e confira com a RE de alguma competência errada e veja se tem alguma divergência.

Mas ainda acho a melhor opção retransmitir com modalidade 9 e se ainda assim não der ligar para GIFUG.

Afonso Freitas

Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 11:13

ola, tenho que fazer uma individualização, pois chegou um documento que diz recolhimentos nao individualizados, de uma empresa com o codigo a competencia e o valor da guia paga , estou com duvidas de como fazer esta individualização, agradeço quem puder me ajudar..

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 11:23

Bruna, no Pedido de individualização da Caixa tem todas as instruções necessarias.

mais caso ainda tenha duvidas abra um no tópico que te ajudo.

Afonso, ele teve de fazer uamr etificação portanto teve de alterar apenas a informação do salario familia.

Minha duvida quanto ao FPAS e que se foi gerado em 2 numeros diferentes não ira subistituir a anterior pelo contrario vai constar as 2 sefips entregue.

Meu conselho que seria a forma mais pratica, exclua a SEFIP em todos os FPAS.
506,515,612,etc...
Aguarde o sistema atualizar ira constar falta de SEFIP.

então você envie a correta sefip, com os valores de Salario familia que não foi enviado para não ter novamente a divergencia de valores a recolher.

OBS. demora para cair no sistema uma Sefip 5 dias Uteis, isso no sistema atual, mais se for na Previdencia eles sempre me dão o prazo de 10 dias para cair no sistema.

att
Raphael

Editado por Raphael Teixeira Lins Bispo em 14 de setembro de 2009 às 11:24:47

Tatiana

Tatiana

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 11:29

Bom dia Bruna!

A indivudualização será identica a SEFIP do recolhimento, ou seja vc irá gerar novamente a sefip da mesma competencia, todos os funcionarios na categoria BRANCO "recolhimento FGTS", acredite pode parecer estranho, mas não ira gerar debitos para empresa se declarar exatamente identica ao recolhimento efetuado.

PS: uma dica, preste atenção a base de dados que envia na conectividade, se a empresa é de outro estado ou cidade a sua em questão, deverá sempre informar na conectividade a base de dados antes de enviar.

Exemplo: sou de campinas e tenho empresas em SP, o recolhimento é feito em SP, entao antes de enviar é necessario configurar o base de processamento.

Espero ter ajudado.

Att.

Tatiana
Tatiana

Tatiana

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 12:23

Bom dia!

Na minha opinão deverá apresentar outra sefip retificadora, pois não existe duplicadade na sefip apartir do modelo 8.0, é gerado um codigo chamado chave, que somente é alterado quando se modifica cnpj, codigo recolhimento, fpas etc.

Retifique a sefip na modalidade 9 - confirmação das informações, e antes de executar o movimento, click no nome da empresa e vá na aba movimento, abrirá uma tela com as informações de movimento da empresa, no fim da pagina terá o campo deduções click em dados do movimento e altere o valor de salario familia, antes de fechar o movimento, simule e abre a aba relatorios/movimento/analitico de GPS/visualiza, se o total a pagar estiver 0,00, significa que o valor a pagar foi compensado pelo valor pago de a titulo de salario familia.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente.

Att.

Tatiana
Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 16:56

Olá tatiana, entendi mas a individualização é de apenas um funcionario como farei neste caso??
att.

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".
Simone Mello

Simone Mello

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Tributos
há 14 anos Segunda-Feira | 10 maio 2010 | 14:57

Boa tarde,
Emitindo uma pesquisa da previdência, percebi que estava em aberto a competência 09/2007 de uma empresa. O cliente pagou 2 vezes via banco a competência 10/2007, a primeira em 10/10/2007 e a segunda em 09/11/2007(ambas as guias tem o mesmo código de barras). Tem algum modo que eu possa compensar esse valor via sefip, ou só me dirigindo até a SRF?

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade