x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 334

Descontos em casos de faltas justificadas

Ingrid Esposito

Ingrid Esposito

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 14:59

Boa tarde.
Estou com uma funcionária questionando que consultou seu advogado com relação aos descontos de vale transporte e refeição descontados no mês seguinte sobre as faltas justificadas no mês anterior, informando que o mesmo afirmou que não se pode ser descontado o vale transporte (por mais que dentro do meu conhecimento, o mesmo seja de uso unica e exclusivamente para o trajeto casa-trabalho-casa) e o vale refeição se as faltas são justificadas.
Pesquisei e não achei nada dentro da CLT que informe que esses descontos são legais.
Alguém poderia me ajudar com relação aos artigos?
Desde já, obrigada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 15:32

Ingrid, boa tarde.
O correto e pedir para ela devolver o vale transporte e refeição ou fazer a compensação na próxima entrega, afinal ela não trabalhou.
Você menciona que ela conversou com o advogado, pergunta a ela qual o nome e tel do advogado e ligue para ele, muitos gostam de mencionar que falou com o advogado/medicos/sindicato e outros, mas será que foi isso mesmo que ela perguntou ou fui até a ele? Digo isso porque já presenciei e passei por isso e quando conversei com a pessoa que ele me passou o nome, não confirmou o que o empregado disse.
Se o empregado(a) chegou nesse ponto, porque não é um bom empregado (atitudes).

Eu, aqui, faço a compensação.

Ingrid Esposito

Ingrid Esposito

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 16:52

Ingrid, boa tarde.
O correto e pedir para ela devolver o vale transporte e refeição ou fazer a compensação na próxima entrega, afinal ela não trabalhou.
Você menciona que ela conversou com o advogado, pergunta a ela qual o nome e tel do advogado e ligue para ele, muitos gostam de mencionar que falou com o advogado/medicos/sindicato e outros, mas será que foi isso mesmo que ela perguntou ou fui até a ele? Digo isso porque já presenciei e passei por isso e quando conversei com a pessoa que ele me passou o nome, não confirmou o que o empregado disse.
Se o empregado(a) chegou nesse ponto, porque não é um bom empregado (atitudes).

Eu, aqui, faço a compensação.

Boa tarde, sr. Carlos Alberto!
Então, aqui nós descontamos no vale transporte (RioCard) do mês de fevereiro os 10 dias que ela não trabalhou em Janeiro (trouxe atestado médico) e no ticket refeição.
A mesma veio com essa história de advogado.
Eu ainda disse que não faz sentido alguém que estudou tanto pra se formar em direito não entender o que significa "uso exclusivo para transporte casa-trabalho-casa". E ela disse que é o que foi passado pra ela.
Inclusive, acho que você tem razão. Desde quando a mesma entrou, ela falta ao menos umas 3 vezes ao mês, fora as faltas justificadas. Acredito que a intenção seja causar algum desconforto pra empresa mandá-la embora.
Mas enfim, agradeço a resposta.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade