x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 17.115

Termo compromisso empresa x Funcionario

Welynadia Rodrigues

Welynadia Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 15:59

Olá colegas,

Trabalho em uma empresa que paga a faculdade dos funcionários, porém eles nos pedem pra assinar um contrato, é tipo um termo de compromisso. Eu so poderei sair da empresa 1 ano após concluir o curso, caso contrário devolvo o valor q a empresa pagou.
Isso é legal? Existe algum modelo padrão pra esse contrato?

Agradeço desde ja!

Abraço

Welynádia Rodrigues.
LUCIENE CAVALCANTI DA SILVA

Luciene Cavalcanti da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 09:12

Estou na mesma situaçao que a pessoa de cima, só que a empresa paga somente a minha faculdade, eu concordo que seria até ingratidão por parte do funcionário depois de formado dá um pé na bunda dos patrões, mas eu quero saber é se existe uma legslação que fale sobre isso, se tem alguma base, lei, decreto, sumula, emenda, etc...

Desde já grata

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 15:50

Boa tarde Welynadia e Luciene,

Em primeiro lugar, como esta sendo feito esse pagamento da faculdade? Porque na legislação temos a pratica do pagamento de "salario utilidade" que deve ser concedido gratuitamente e habitualmente, para que o auxlio a educação não carecterize salario utilidade e assim não ser incorporado ao salario e passar a ter incidencia de FGTS, INSS, IR entre outros verbas, não poderá ser gratuito e deverá compreender a todos os funcionários.
Segundo, quando a obrigatoriedade, ou compromisso de permanecer ligado a empresa depois da conclussão do curso não há previsão legal, o que deverá existir é o bom senso entre as partes, assim sendo se você contribuiu durante todo o curso com uma parcela a empresa não poderá pleitear devolução de valores, seria como o beneficio de planos de saúde, você paga um percentual pelo uso do mesmo e a empresa arca com o restante.
Espero ter ajudado.
Att
Vanja

LUCIENE CAVALCANTI DA SILVA

Luciene Cavalcanti da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 17:03

Ajudou sim, no meu caso a empresa paga 100% ( maravilha), eu trago o boleto e eles fazem o pagamento e entra na contabilidade como treinamento de pessoal e eu tbm concordo que deve ter o bom senso de ambas as partes, só que o funcionário dessa forma me parece que trabalha logo depois sob pressão, achei isso esquisito msm...

Mas de qualquer maneira, obrigada!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade