x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 34.422

regime de caixa e competencia

maria isabel dos santos

Maria Isabel dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 10 janeiro 2007 | 13:05

por favor alguem pode me explicar como funciona na parte da folha de pagamento o regime de caixa e de competencia?
exemplo : vou fazer a dirf ref o irrf sobre salario, e no meu programa esta como regime de caixa, mas acho que na dirf tenho que lançar como regime de competencia . entao os valores nao estao batendo . no relatorio esta saindo dezembro pago em janeiro esta errado nao esta ?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 10 janeiro 2007 | 21:35

Maria, boa noite.

Tudo é pelo regime de competencia. Levando em consideração que a folha em questão se refere a dezembro. Quando diz "pago em janeiro", é porque o sistema supõe que, feita a provisão, a obrigação será pago em janeiro de acordo com o que manda a lei.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2007 | 10:33

Olá Maria Isabel,

Veja o link abaixo, para que possa entender como funciona o regime de caixa e o regime de competência:

http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=regcompe



Regime de Caixa é quando efetivamente efetuamos os pagamentos dentro do mês. Ex. Salário de Janeiro pago em 31/01/

Regime de Competência é quando o pagamento se refere a Janeiro e o crédito é feito no 5º dia útil do mês seguinte. Ex.: INSS, FGTS, IRRF

Espero que ter ajudado!
Atenciosamente,

Nilce

gabriela da silva gomes de jesus

Gabriela da Silva Gomes de Jesus

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 12:39

Pessoal boa tarde. Assumi o RH de uma empresa de pequeno porte a pouco tempo e estou com vários probleminhas.

Com relação a geração de DARF.
A empresa onde eu trabalho é optante pelo simples.
O nosso regime para contabilização é regime de caixa.
O nosso pagamento é por competência, adto dia 20 e pagto 5º dia util.

Ao meu ver, o correto é gerar a Darf por competência, porém, o meu sistema gera por regime de caixa, ou seja, ele pega o pagamento do mês anterior + o adto do mês atual e gera o mesmo. Nesse meio tempo o mesmo está puxando alguns valores inexistentes que não bate de forma alguma com os valores existentes na folha de pagamento.

Qual é a opinião dos colegas?
Fico no aguardo!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.