x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 3.892

Recolhimento FGTS atrasados x Funcionário demitido

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 maio 2018 | 01:06

Bom dia!

Empresa não recolheu o FGTS do funcionário em alguns meses no ano de 2013, 2014 e 2015. Agora o funcionário esta sendo demitido. Sei que o correto seria a empresa fazer o recolhimento desses FGTS’s atrasados.

Mas acontece que, nesse meio tempo, a empresa mudou de contabilidade diversas vezes, e agora a empresa esta comigo e não tenho como saber quais funcionários estavam na época para gerar a SEFIP e as guias do FGTS desses meses de 2013, 2014 e 2015 com os dados dos funcionários existentes na época... alguém saberia como contornar a situação?

Será que existe uma solução para isso?
Se eu gerar a SEFIP apenas com o funcionário que esta sendo demitido pode dar algum problema?

Grato se alguém puder compartilhar suas experiências.

Obrigado,

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 maio 2018 | 07:55

E a unica solução que voce tem, nao haverá problemas, porem , numa fiscalização do MTr, os débitos serão levantados e o auto lavrado, ai so terá 30 dias para solicitar parcelamento e e muito complexo, voce tem que formalizar o pedido ao contadores anteriores, para ter em seu controle esta documentação. Temos alguns casos semelhantes , e essa e a solução , felizmente temos toda a documentação da época, facilita bastante.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Diogo

Diogo

há 7 anos Terça-Feira | 1 maio 2018 | 11:14

Prezado colega Manoel, agradeço sua resposta.

Mas minha unica solução que você refere seria eu fazer Individualmente?

E a solicitação que devo fazer aos outros contadores, seria das SEFIPs enviadas na época? (seria isso?)

Obrigado mais uma vez.

Bom feriado!!

Diogo

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 06:07

Prezado Diogo;
Continue assim na duvida procure, pergunte e assim voce vai se tornando um profissional qualificado, mantenha-se sempre atualizado, o seu valor profissional esta vinculado aos seus conhecimentos. Estude, estude e estude. Mas faça o resto também e sempre bem feito, pois a vida e uma só, para tudo.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Daniele Matias

Daniele Matias

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 08:17

Bom dia!

Aproveitando o assunto, gostaria de saber se podem me orientar nas questões abaixo:

Empresa fez acordo com colaborador demitido e pagou os FGTS em atraso ao mesmo em parcelamento. Documento foi Acordo Extrajudicial registrado em cartório. Neste caso como fica na CEF os débitos ainda aparecem em aberto? Em caso de fiscalização esse documento servirá para comprovar o pagamento?

Empresa fez homologação em Câmara Arbitral e os FGTS em atraso também foram pagos da mesma forma, parcelado. Como fica na CEF os débitos ainda aparecem em aberto? Em caso de fiscalização esse documento servirá para comprovar o pagamento?

Agradeço a atenção.

Diogo

Diogo

há 7 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 09:30

Manoel, prezado colega.

Agradeço por suas orientações profissionais, que são muito preciosas!!

Um agrande abraço,
Diogo

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 10:41

Diogo

Se vc enviar a GFIP somente com esse funcionário, como o arquivo atual sobrepõe o anterior, as informações dos demais trabalhadores sumirá dos sistemas...não é o procedimento indicado a fazer.

A empresa não tem as folhas de pagamento?

Vou anexar aqui um formulário de solicitação de 2° via de documentos à RFB, porém, não sei em quanto tempo eles liberam isso...

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Diogo

Diogo

há 7 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 17:46

Prezada Karina,

Esse era meu temor...

Vou verificar se as folhas que me foram enviadas abrangem os periodos.

Agradeço sua grande ajuda, com certeza vou fazer uso do anexo enviado.

Muito obrigado querida colega!

Diogo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade