x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 243

FGTS e INSS não recolhido e agora precisa mandar embora o funcionário

JORGE  SUGUIYAMA

Jorge Suguiyama

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 07:26

Bom dia pessoal,
Eu tenho um caso que é o seguinte: a empresa precisa desligar um funcionário com urgência, porém a antiga contabilidade "reteve" as informações contábeis (o que está sendo acionado em juízo), e agora quando fui levantar as informações de FGTS e de INSS percebi que a empresa nunca recolheu os mesmos. Pelo que eu andei pesquisando, o INSS "parece" que dá para fazer um parcelamento e, assim que consolidar na base da RFB, o funcionário pode receber o seguro desemprego (está correto isso?). Mas e quanto ao FGTS? Como fazer para resolver essa situação sendo que a empresa deseja desliga-lo com urgência?

Obrigado!

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 29 maio 2018 | 09:10

Jorge Suguiyama
Tanto o INSS quanto o FGTS podem ser parcelados.
A empresa terá duas opções, ou recolhe todos os atrasados desse funcionário e faz a dispensa normalmente para não prejudicar o funcionário. E depois acrescenta isso no processo quanto ao antigo contador.

Ou faz a dispensa como está, só que neste caso, ele não conseguirá sacar o FGTS e dar entrada no seguro desemprego, sendo assim a empresa corre o risco do funcionário acionar a justiça do trabalho.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade