x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.317

Seguro desemprego de empregada doméstica

Ruy Werneck

Ruy Werneck

Bronze DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 19:17

Senhores

Minha ex-empregada doméstica foi demitida sem justa causa.

Todos os pagamentos ao INSS foram efetuados, até a vigência do eSocial, inclusive todas as contribuições do eSocial. Ela tem todos os comprovantes.

Ela já conseguiu receber o FGTS sem problemas.

Ao procurar o seguro desemprego, no entanto, este foi negado, pois não constam do sistema as contribuições feitas através do eSocial.

Como ela deve proceder? a quem deve procurar? Onde?

atenciosamente,

Ruy F Werneck
Belo Horizonte, MG

Ruy Werneck

Ruy Werneck

Bronze DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 19:46

Carlos Alberto, obrigado.

Foi exatamente no Ministério do Trabalho que disseram a ela que nada constava no Sistema a partir do mês em que as contribuições do INSS passaram a ser feitas junto com o FGTS, através do eSocial.

Se não me engano, Outubro de 2015. As contribuições anteriores a esta data estavam no Sistema.

Ela mostrou todos os comprovantes, e a resposta foi que, não constando do Sistema, nada poderiam fazer. E aconselharam que ela me procurasse.

Por isso recorri ao Fórum da Contábeis, para saber como ajudá-la. Aparentemente os responsáveis pelos recolhimentos do eSocial não comunicaram ao Ministério do Trabalho que as contribuições tinham sido regularmente recolhidas e pagas.

Como fazer?

Atenciosamente,

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 07:30

Ruy, bom dia.
Como já esteve no M.Trabalho e foi constatado que não consta no cadastro os recolhimentos, então terá que verificar junto ao CNIS, inss, o extrato previdênciário, para isso terá que criar uma senha, veja o link

https://inss.blog.br/servicos-online/senha-cnis/

- depois de criar a senha, acesse o Extrato Previdênciário, acredito que não tenha esses recolhimentos, então deverá agendar, melhor ligar no 135, pelo site não terá como explicar a urgência, ou ir pessoalmente sem agendar, levando todos os recolhimentos.

Ruy, estou com um caso assim, notei que o número (NIS) no esocial e diferente do cadastro junto ao INSS, então terei que levar os recolhimentos para que o inss possa acertar o cadastro.

Além disso terá também que checar junto a CEF com relação ao FGTS, acredito que terá que fazer a RDT acertando o número do PIS.

No meu caso por exemplo, na CEF a empregada tem dois número
O número do PIS (correto) está sem depósitos, já o número que e enviado mensalmente consta saldo, então terei que arrumar para que a mesma possa sacar e também dar entrada no seguro desemprego, hja visto que o seguro desemprego e amarrado no FGTS.

Verifique também na rescisão contratual qual o número que foi anotado no campo do PIS/NIT, ok

Priscilla Beccaro Romanini da Silva

Priscilla Beccaro Romanini da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 30 abril 2019 | 15:50

Boa tarde.
Meu nome é Priscilla, trabalho num escritório de contabilidade e estamos com problemas relacionado à uma doméstica, que não consegue receber o seguro desemprego, pois ela foi cadastrada no E-Social c/ a admissão sendo 01/02/2003, mas o correto é 01/02/2001. 
A data de 2003 foi "puxada" para o CNIS e o Ministério do Trabalho alega que o vínculo não foi encontrado ou é divergente.
Conseguimos mudar a data de admissão no E-Social, excluindo as informações e reabrindo todas as folhas de pagamento. Mas o erro persiste no CNIS.
Ela foi até o Inss para fazer a atualização cadastral, levando todos os documentos que provavam o vínculo desde 2001 e lá disseram que isso não pode ser alterado.
Alguém tem conhecimento do que pode ser feito? Não sabemos mais onde pedir auxílio, até e-mail para a Ouvidoria do Inss enviamos, mas não tivemos resposta.
Atenciosamente
Priscilla

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 11:23

Priscilla, bom dia.
Menciona que ELA foi ao INSS, eu sugiro a você - IR VOCê MESMO AO INSS, isso porque TALVEZ ela não soube explicar o que está acontecendo, vá você mesmo ao INSS, se o atendente não conseguir resolver, converse então com a ASSISTENTE SOCIAL DO INSS, ela irá te ajudar, ok..
Também tem a OUVIDORIA DO INSS.

https://www.inss.gov.br/ouvidoria/

Carlos Alberto
12.99768.5454

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade