x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 43.823

Erro no Livro Registro de Funcionários

Maria Paula Pestana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 17:35

Boa tarde a todos!

Ao atualizar o Livro Registro de Funcionários me equivoquei na ordem dos registros. Por exemplo: na pág. 1 registrei um funcionário admitido em jul/2009 e na pág. 2 um funcionário admitido em mai/2009. Como posso corrigir isso? Existe algum embasamento legal?

Muito Obrigada!

Maria Paula

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 10:53

Colegas, bom dia!

Consegui uma resposta para a minha dúvida ligando no MTE de Campinas. Vou postar aqui para o caso de futuramente alguém ter o mesmo problema que eu tive e vir pesquisar no fórum.
A sugestão dada foi a seguinte: cancelar o registro da pág.1 e no campo 'Observações' explicar o motivo pelo qual esse registro está sendo cancelado e refazê-lo na pág.3. Mas, isso porque no meu caso ainda não havia registrado nenhum outro funcionário. Caso já tenha sido registrado outro funcionário, apenas colocar em 'Observações' o fato ocorrido.

Tenham um ótimo dia!!!

Maria Paula

LIVIA

Livia

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 00:08

Boa noite!

estou com o mesmo problema da colega. Registrei um funcionario admitido dia 12 depois de um outro funcionario admitido dia 16. (feria a tempestividade)

Para ajeitar basta colocar uma observação no campo anotações?
Mesmo assim não fica passivel de multas?

No aguardo.

luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 09:42

Bom dia aos colegas!

Retomando este post, tenho uma dúvida idêntica a da colega Livia. Geralmente registramos a admissão com a mesma data do exame admissional. Uma empresa me mandou a documentação de uma funcionária com exame dia 05/10, fiz o registro no livro e no sistema com a data do exame. Hoje de manhã recebi duas carteiras para registrar, só que com exame dia 02/10/2012. Como faço com relação ao livro de Registro de Funcionários?
Por esta ser uma postagem mais antiga, então gostaria de saber se o procedimento citado pela Maria Paula ainda pode ser usado normalmente, já que de repente o MTE pode ter novas orientações para este tipo de equívoco.

Fico grata.

Atenciosamente.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 19:01

Boa Noite Luciana
o registro do dia 5/10 vc cancela a fôlha, em seguida registre o funcionário do 02/05 após o funcionário do dia 05/10.
Na CTPS do funcionário registrado dia 05/10 em anotações gerais vc coloca registro livro x página y.
Na ctps página de registro da empresa vc escreve no final da pág vide pagina tal(neste caso á página de anotações gerais)
Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
luciana hipolito

Luciana Hipolito

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 08:44

Muito Obrigada Anya, sua resposta foi de muita ajuda!

Você poderia me ajudar em qual a maneira correta de se cancelar a folha de um livro? Me disseram tanta coisa diferente que confesso que estou muito perdida neste assunto. Qual o melhor jeito... Dar um risco na página e escrever cancelado, colar a folha dobrada ao meio, apenas carimbar um cancelado na página?

E como proceder em no caso de uma página em branco em um livro de funcionários, pode ser cancelada também?

Obrigada.

anya santos

Anya Santos

há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:22

Bom dia Luciana

Vc pode dar um risco e escrever cancelado ou apenas colocar o carimbo cancelado em seguida feche a página.No caso página em branco o mesmo procedimento

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
INVENÇÃO

Invenção

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 11:12

Bom dia!!

Comecei a trabalhar em uma empresa e encontrei um livro de registro sem finalizar e outro iniciado ambos com o mesmo nº,me parece que a pessoa não encontrou o livro e aí abriu outro, detalhe dei continuação no segundo só agora encontrei o 1º,o que devo fazer????

anya santos

Anya Santos

há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 11:27

Bom dia

Neste caso, a empresa deve entrar em contato com o sindicato patronal.

Espero ter ajudado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 23:32

Invenção, antes de qualquer coisa,peço que altere seu nick. Releia as regras com asquais todos concordamos ao nos cadastrar no Forum Contabeis, elas são para valer.

Respondendo sua pergunta: Há várias maneiras de se corrigir esse tipo de erro escritural.

Tendo havido continuação no segundo livro, seguindo a cronologia, vc deverá anular as folhas restantes não utilizadas do primeiro livro. Uma sugestão, vc poderá traçar 2 linhas paralelas (distantes não menos que 3cm uma da outra), ou duas linhas formando um grande "X" de um canto ao outro (do topo direito ao roda-pé esquerdo, e do topo esquerdo ao roda-pé direito) em cada folha, e num espaço razoável escrever de forma legível sem erros ou rasuras, o termo: "Folha Saltada" ou "Anulada". Devendo tmb incluir uma Ressalva explicando o motivo, colocando a data e se identificando (tem de se identificar!).

Vc pode ler mais sobre erros de escrituração aqui no FC pois de quando em vez surge esse tema, como neste tópico.

Quanto a numeração do Livro, vc pode fazer como já sugerido pela colaboradora Anya, como tmb ir a uma SRTE mais próxima e pedir o visto do fiscal no 2º livro ao mesmo tempo que ele tmb vista a ressalva na identificação deste.

Boa sorte!

VANESSA DE ALMEIDA RIOS

Vanessa de Almeida Rios

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 15:08

Boa tarde, por gentileza quem pode me ajudar???

Registrei a ultima funcionária do livro com data de adm 05/04/2013, porém me dei conta que tem uma funcionária que entrou na empresa dia 23/02/2013 e não foi registrada no livro. O que faço?

OBS: A FUNCIONÁRIA DO DIA 05/04/2013 JÁ ASSINOU O LIVRO E ESTÁ DESATIVADA DA EMPRESA!

Desde já agradeço!

erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 00:04

Boa noite,

Li as postagens mais tem algumas cm data mais antigas e pode ser que tenha alguma base legal mais recente.Tem uma funcionaria com data de admissao de 20/11 que regsitrada no liovro de registro com esta data ao virar a pagima verifiquei q foi realizado um regsitro de outro funcionario cm data de admissao de 11/11,ou seja,a folha do regsistro de 20/11 era uma folha em branco saltada.Posso fazer o cancelamento do registro de 20/11 (cancelo passando uma linha na transversal com o nome cancelado e em observaços justifico )e regsitro na folha seguinte seguindo a ordem cronologica ou deixo do jeito que estar e faço a ressalva nas observaçoes.

Erika

anya santos

Anya Santos

há 11 anos Sábado | 23 novembro 2013 | 13:41

Boa tarde Erika

Na CTPS observações gerais:Registro livro nº x folha nº y pq a sequência no livro será alterada

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade