x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.369

''''Melhor'''' recolhimento INSS facultativo

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 15:02

Boa tarde, um pai preocupado, vai começar a recolher o INSS da filha, a filha cursa faculdade de engenharia, nenhum emprego de ctps assinada, alguem saberia qual melhor tipo de recolhimento?????

Andei lendo, mas nao entedo... rsrsrs vejo que tem aliglota de 11%, que tem aliglota x, é por isso, é por aquilo, porem nunca sei qual o melhor tipo, ou em cima de que piso é o recolhimento, e como se faz a guia..


resumindo: qual o melhor tipo de recolhimento de INSS, sobre qual piso é feito.... e ela ta cursando faculdade implica em algo?? meio que ela recebe bolsa pra estudar, nao entendo direito disso rs..



Grato desdo momento..

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 15:12

Endriw, boa tarde.
No caso dela (estudante) recolherá através do código 1406 (facultativo).
O código 1406 - facultativo, foi criado para esse fim, ou seja, para desempregado, estudante, dona de casa.
Particularmente recolheria sob 20%, isso porque poderá recolher entre o minimo e o máximo, já o plano "simplificado" 11%, só e permitido para salario minimo, (954,00) e além disso só poderá se aposentar por idade.
Já o recolhimento de 20%, dará direito a aposentadoria por tempo de contribuição, e além disso recolhendo acima do piso (20% de 954,00 à 5.645,80), o valor do beneficio previdenciário também será maior (auxilio doença, salario maternidade, aposentadoria), já se recolher sob 11% só terá direito ao salario minimo.

www.inss.gov.br

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 15:30

Oii Carlos, quanto ao:

Já o recolhimento de 20%, dará direito a aposentadoria por tempo de contribuição, e além disso recolhendo acima do piso (20% de 954,00 à 5.645,80), o valor do beneficio previdenciário também será maior (auxilio doença, salario maternidade, aposentadoria) , já se recolher sob 11% só terá direito ao salario minimo.


posso recolher 20% sobre os R$ 954,00 ? que ai da direito a aposentadoria por idade e contribuição, tambem dando direito ao auxilio doença se precisar correto?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 16:01

Pode sim.
Me refiro a porcentagem e não ao valor de base
20% = vai de 954,00 à 5.645,80 = ou, valor a recolher = 190,80(minimo) à 1.129,16 (maximo)

ok

Isso mesmo direito a aposentadoria por tempo de contribuição, que no caso da mulher e de 30 anos e homem 35 anos
Já aposentadoria por idade = mulher 60 anos e homem 65,
Isso hoje, não se sabe depois da reforma, prevista para após a eleição.

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 16:14

Carlos muito obrigado, irei repassar isso ao meu cliente.

Edit1: Sabe onde se gera essas guias? , ao pesquisar na internet, mostra que é com uns taloes, mas ao pesquisar na cidade, me parece que aqui não tem isso mais não, rs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.