x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 12.650

CEI para Contador sem CNPJ

ANTONIO CELESTINO A DE AZEVEDO

Antonio Celestino a de Azevedo

Iniciante DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 14:25

Boa tarde!
Caros colegas,

Estou iniciando atividade como contador. Não constituirei sociedade, portanto, não terei CNPJ. Gostaria de saber qual é o procedimento para que eu envie as GFIP´s de meus clientes sem usar os certificados individuais de cada um. Terei que adquirir um CEI? Nesse caso, usarei esse cadastro para recolher meu INSS como autônomo e o número de PIS para recolher como empregado?

Qual a função objetiva do CEI?

Gratos pela atenção!

Antônio Azevedo
São Paulo/SP

Fernanda Mara

Fernanda Mara

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 20:01

Boa noite, Antônio!
Faz o cadastro no CEI no seu nome, com ele faz o certificado com esse número e poder enviar as gfips como responsável por todas as empresas, e poder registrar algum funcionário. O nº do PIS ( confirme a função no cadastro do INSS contribuinte individual contador) cada empresa seu cliente reterá 11% do valor do honorário contábil. Espero ter sido clara.

Att
Fernanda

Fernanda Mara

Fernanda Mara

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 20:02

Boa noite, Antônio!
Faz o cadastro no CEI no seu nome, com ele faz o certificado com esse número e poder enviar as gfips como responsável por todas as empresas, e poder registrar algum funcionário. O nº do PIS ( confirme a função no cadastro do INSS contribuinte individual contador) cada empresa seu cliente reterá 11% do valor do honorário contábil. Espero ter sido clara.

Att
Fernanda

Renata Caetano

Renata Caetano

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 15:34

Antonio,

Procure o Sebrae converse com um consultar (é gratuito) e ele poderá te orientar nas suas duvidas.

Lembre-se que essa poderá ser tbm a duvida do seu cliente, e da forma descrita acima vc resolverá o problema do sefip, mas poderá arrumar outros problemas.

Espero ter ajudado.

Renata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade