x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 572

divergencia no nis

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 10:22

Amigos me deem um auxilio por favor.
Essa semana veio uma funcionária que foi admitida e demitida em 2010/2011 respectivamente, agora que ela veio pedir o numero do Pis pois foi procurar um novo emprego e não tinha o número.

Como não estava aqui em 2011 e tem muitos anos fiz uma caça ao tesouro.

Primeiro verifiquei que o número de pis não consta no cadastro, dai fiz uma pesquisa nas gfips que foram feitas e encontrei um número e verifiquei também que no cadastro da época o nome da mãe dela está errado (existem guias de fgts pagas pra ela). Com esse número, eu tentei puxar um extrato através do site da caixa e não consegui pois o titulo dela está cancelado, não consigo cadastrar uma senha pois não existe o numero do titulo.

Fui no site do dataprev, pesquisei através do nome dela e encontrei um outro numero de pis, esse numero não constava na nossa base de dados.

O que eu devo fazer ? faço uma RDT pra ela levar na caixa, unificar os pis e corrigir o nome da mãe do primeiro pis que está errado ? rais daquele ano precisa ser corrigida também ?

Atenciosamente.
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 20 novembro 2018 | 13:25

Graciane, boa tarde.
A primeira coisa que faria e ir até a CEF e verificar, eles irão te orientar se precisa unificar ou corrigir o nome da mãe, ou fazer as duas coisas.
Com relação a RAIS, se até agora não houve nenhuma reclamação então não mexa, se houver reclamação futura, então sim faça a retificação.
Com relação ao INSS no CNIS - DADOS CADASTRAIS, sempre tem várias inscrições - NIS/PIS, ficam quase no final da página, ok..

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

há 6 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 09:08

Carlos muito obrigada pelo suporte.
As informações que eu tenho são as seguintes o número do Pis que estava sendo contribuido era da pessoa que fazia o RH na época, então lá na caixa constava o nome da funcionária vinculado a essa pessoa. (não entendi o que ela quis fazer)

Encontrei um número de NIS mas não consegui acessar o extrato na caixa pois consta nis não cadastrado no serviço social, porém fiz a pesquisa cadastral no site do e-social que me confirmou os dados da funcionária e o número do nis corretamente. Normalmente quando a pessoa possui doiis numeros de nis, eu faço a rdt online e em 24 horas o sistema vincula e transfere os fgts para o numero correto. Só que como ela é de 2011 eu não consigo fazer online. De qualquer forma eu fiz uma RDT com esse nis pra que a funcionária peça a troca e retifique o que tiver de ser retificado. Quando a funcionária foi na caixa com o Nis incorreto a atendente a orientou a pedir para que nós fizéssemos um pis pra ela e vinculássemos a essa funcionária. Não sei se é possivel tendo em vista que ela saiu em 2011. Se criarmos um pis agora da pra pra vincular retroativo ?

Por ser uma demissão de 2011 o escritório não me liberou pra ir na caixa resolver então eu passei as informações a funcionária. E sobre a Rais ela me indagou pois nunca recebeu o Pis anual, fica complicado analisar uma situação de 2010/2011 da qual eu não participei.

Atenciosamente.
Consultor Especial

há 6 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 10:41

Graciane, bom dia.
Já que seu superior não quer que resolva, então terá que aguardar a ex-empregada acertar.
Me desculpe mas não concordo com seu superior, afinal o erro e "dele", como sendo o responsável pelo escritório.

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

há 6 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2018 | 09:57

Concordo carlos, a funcionária veio no escritório ontem disse que o nis que eu encontrei servia somente pra contribuinte individual então eu criei um pis conforme orientação da caixa e com o certificado da empresa eu consegui ver a situação da mesma. Anteriormente quem cuidava do RH não só colocou o proprio numero de pis como também não deu baixa. Eu fiz uma RDT online e vi que o pis estava zerado, coloquei o pis novo que eu fiz e consegui aloca-la. Agora preciso fazer a transferencia do pis recolhido errado pra esse novo dela. preenchi uma RDT e pedi pra ela protocolar na caixa, estou torcendo pra resolver rs

Atenciosamente.
Consultor Especial

há 6 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2018 | 15:04

Graciane, boa tarde.
Você está de Parabéns, e assim que trabalha o profissional, seja de qualquer área, tenho certeza que a ex-empregada vai te agradecer pela ajuda, afinal, coitada, deve esta perdida.
Com relação ao seu superior, um dia irá precisar de ajuda e se alguém(espero que não aconteça) se negar, ele saberá o porque.
Tem um ditado que sempre menciono aos meus subordinados = TRATE BEM, PARA SER BEM TRATADO., outro = AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA, e o mais importante deles é = SE COLOCA NO LUGAR DO OUTRO..
Mais uma vez Parabéns, raro são as pessoas que agem assim, você não irá se arrepender.

abç

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade