x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 685

trabalho em domingo e feriado

mateus purnhagen lucio

Mateus Purnhagen Lucio

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 03:34

boa noite.
sou recepcionista e trabalho das 23:00 as 06:00 horas.
gostaria de saber como funciona para mim em domingos e feriados. eu trabalho todos os feriados e todos os domingos(00:00 as 6:00) sendo uma hora do sabado(23:00 a 00:00).
a minha folga semanal é na virada de noite de domingo para segunda, ou seja a minha folga de domingo é uma hora só(23:00 a 00:00). posso solicitar a folga na segunda por exemplo e mesmo assim não trabalhar domingo como previsto nas leis? e os feriados que trabalho posso solicitar a folga em outro dia ja que meu patrao nao me libera nos feriados? preciso de ajuda mesmo e nao tenho como me informar a nao ser aqui. obrigado desde ja

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 06:46

Matheus, bom dia.

Para as atividades do comércio a cada três semanas trabalhadas uma folga deverá recair no domingo.
Portanto, a cada 3 folgas em dias da semana, a 4ª deverá recair no domingo.
Para as mulheres (independente ser no comércio ou não) a cada 15 dias de trabalho, uma folga obrigatoriamente deverá ser no domingo. E, aos homens que não trabalham no comércio, a cada 7 semanas uma folga obrigatoriamente será no domingo.
Base Legal - Art. 386 da CLT, Portaria do MTE nº 417/66, art. 2º, “b” e Lei nº 11.603/07.

No seu caso em que a folga e na segunda-feira, então após 03 folgas(menciono comercio) deverá na quarta, folgar o domingo (sábado para domingo) e na segunda (domingo para segunda), ou seja, 02 dias seguidos.

Matheus, você precisa verificar junto ao sindicato da categoria.
Se o empregador não o libera, então esse dia e considerado como hora extra de no mínimo 100%.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade