x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.609

inss empresario

fernanda colli

Fernanda Colli

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2009 | 16:42

Boa Tarde a todos,
Estou com a seguinte questão, um cliente paga uma instituição privada em relação a aposentadoria,
Abri a empresa dele e gostaria de saber se ele é ou não obrigado a recolher o inss, e como faço com a sefip, apenas nao coloco ele no movimento?
obrigado pela atenção de todos...
fernanda

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 08:43

Fernanda

Bom Dia !!

Se não me engano, pro labore é obrigatório, nem que for de um salário minimo, recolhe 31% para o INSS , sendo 11% desc do pro labore e 20% para empresa. Deve constar na SEFIP

Sds,
Edson

fernanda colli

Fernanda Colli

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2009 | 11:09

Edson, Bom Dia
Obrigado pela resposta,
mas continuo na duvida, pq meu cliente nao quer pagar, por ja pagar privado, tenho um outro exemplo, um outro cliente q quer abrir uma sociedade com a esposa(bazar), mas ambos ja trabalham registrados em uma empresa, como eu faria em relação ao recolhimento deles.
Obrigado, pela atençaõ...
Fernanda

Edson

Edson

há 15 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2009 | 11:21

Fernanda,

Posso estar enganado, mas obrigatóriamente o sócio que trabalha na empresa, tem que receber Pro Labore e este é tributado pelo INSS, nem que for o minimo.
Quanto aos dois que trabalham, se eles já contribuem pelo teto maximo do INSS nas empresas onde trabalham, você pode pedir uma declaração da empresa deles certificando isso e não descontar o INSS deles, Já fiz isso, mas não estou lembrando a base legal agora, de uma consultada ok. Me fale depois se estiver errado.

Sds,
Edson

Edson

Edson

há 15 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2009 | 09:09

Fernanda,

Encontrei o modelo de declaração, como segue, lembre-se que todo ano quando muda o salário mínimo, vc deve pedir a declaração novamente. o objetivo é certificar-se que o recolhimento esta sendo feito pelo teto máximo.

A empresa ................ inscrita no CNPJ ................................ IE ..... situada no endereço ......................, certifica que o Sr. (a) .......... portador do CPF ................. CTPS ...... é funcionário da empresa deste ____ /_____/_____, na função de ................. com salário de R$ ..................
Certifica ainda que o recolhimento previdenciário é efetuado para a Secretaria da Receita Previdenciária na proporção de "11%", ou sob o teto máximo de R$ _________ conforme legislação vigente.
Sem mais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade