x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 235

ajuda - Funcionário MEI

Maiara Rocha da cunha Ramos

Maiara Rocha da Cunha Ramos

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 08:42

Bom dia

Preciso de uma ajuda urgente!

Tenho um cliente MEI, que registrou uma funcionaria em 2017 porem nunca pagou o FGTS e INSS nem entrou obrigações assessorias
Em 12/2018 ele demitiu ela e agora ela quer receber o Seguro Desemprego.

Nunca fiz essa parte de funcionário, alguém pode me ajudar com o passo a passo?
Exemplo, o que tenho que fazer primeiro, consigo fazer tudo dentro do sistema da SFIP? OU tenho que fazer mais alguma coisa?

alguém pode me ajudar??

Francisco Evaldo

Francisco Evaldo

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 12:05

Bom dia, Maiara!

Alem das informaçoes do link indicado pelo colega Carlos Alberto, que diga-se é bem elaborada a explicação no blog, atente para a atualização dos indices do sistema SEFIP( Indices de atualização do FGTS, do INSS e a tabela AUXILIAR)JÁ QUE TRATA-SE DE RECOLHIMENTOS EM ATRASO.

Bom trabalho!

Francisco Evaldo

Francisco Evaldo

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 14:51

Maiara:

Voce gera as guias pelo SEFIP, tanto do FGTS como INSS. Porém no recolhimento em atraso voce nao aproveita a guia INSS gerada no SEFIP. Deve faze-la no sistema SAL-Sistema de Acrescimos Legais da Receita federal. Aproveita apenas a do FGTS.

Para atualizar AS TABELAS do programa SEFIP faça o seguinte:

1º No site da caixa clique na opçao DOWNLOADS

2º Vá até a opção FGTS/SEFIP. CLIQUE em cima e aguarde abrir as opções de arquivos para baixar(tipo TF 201901...SFP201901...)

3ºBaixe os arquivos correspondente ao mes atual. lá mostra a validade dos indices do arquivo que voce tá baixando.

4º Descompacte os arquivos onde voce baixou até aparecer um arquivo tipo bloco de notas

5º no SEFIP na aba 'Ferramentas">Carga manual de Tabelas>INDICES CLIQUE EM CARGA MANUAL e selecione o arquivo descompactado na pasta onde voce descompactou.

6º Faça isso com cada indice a ser atualizado: INDICE DO FGTS, DO INSS E TABELA AUXILIAR.

7º Feito isso é só proceder o calculo normalmente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade