x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 31

acessos 10.078

FAP Igual a 1,00!!

Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 11:15

Bom dia!!

Consultando o FAP de algumas empresas cliente aqui do escritório, me deparei com uma dúvida.

Essas empresas estão com o FAP igual a 1,00 mas estou achando estranho porque nenhum outro dado aparece, estão todos zerados(massa salarial, média de vínculos). Somente aparece o nome da empresa o endereço e valor do FAP.

Gostaria de saber se mais alguem está com esse problema, ou se o FAP dessas empresas é 1,00 mesmo.

Tentei acessar a parte de constetação mas aparece uma mensagem dizendo que somente será revertido o FAP, se o FAP da empresa for igual a 1,00 e o Indice composto for menor que 1,00.

Agradeço a colaboração desde já.

Abs.
Pablo T. Figueira

Pablo Temujin Figueira
maud Campelo

Maud Campelo

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 17:42

Empresas com número médio de vínculos igual ou inferior a 5 e FAP calculado superior a 1,0000 (cálculo equivalente à aplicação de malus) receberam o valor FAP = 1,0000, por definição.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2009 | 16:04

O unico FAP de minhas empresas que apareceu 1,000 apareceu a seguinte mensagem:

O FAP desta empresa não foi calculado, pois a nova redação dp Art. 202-A dada pelo Artº 1º do Decreto nº 6.957, de 9 de setembro de 2009, define que para a empresa constituida após janeiro de 2007, o FAP será calculado a partir de 1º das janeiro do ano seguinte ao que completar dois anos de constituição.

A empresa foi constituida em 11/2007.

Rafael David

Rafael David

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista P.C.P.
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 09:00

Já a nossa empresa é o contrário, estamos no mercado a mais de 50 anos e infelizmente estou com o mesmo problema do nosso colega Pablo, quando eu consulto o FAP da empresa, aparece igual a 1,00.
O problema é que tivemos dois afastamento por doença no periodo, e os campos aparecem zerados.

Confesso que não sei como dar procedimento.

Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 10:41

Bom dia.

Uma empresa que faz a assessoria de medicina e segurança do trabalho para um cliente aqui do escritório. Me informou que depois de muito pesquisar e ir até a receita federal. Conseguiu entrar em contato diretamente com um Senhor lá de Brasília e o mesmo informou que essas empresas que o FAP fica igual a 1,0, é porque essas empresas possuem alguma pendência com a receita federal. Como exemplo, a empresa cliente do escritório possui uma filial que não foi devidamente fechada perante a Receita por isso acontece isso com o FAP.

Estou apenas repassando o que a representante da empresa me falou, mas sinceramente não acredito muito na história pois na legislação do FAP não existe nenhuma observação quanto a pendências das empresas perante a Receita.
A moça também me informou que eles estão tentanto protocolar um "Recurso Administrativo" junto a Receita Federal pois não conseguem preencher o formulário de contestação ao FAP devido a esse problema.

Abs

Pablo

Pablo Temujin Figueira
Náthaly Ferrarezze Saito

Náthaly Ferrarezze Saito

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 15:55

Boa Tarde Amigos,

Estou com várias dúvidas com referencia a mudança do FAP.

O índice do FAP é incluso na alíquota do RAT?

Onde consigo ver a alíquota atualizada do RAT para saber se minha empresa teve alteração?

Há alguma tabela com essas alterações?

Obrigada.

Rafael David

Rafael David

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista P.C.P.
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 16:47

Olá Nathaly.
Vou tentar te ajudar....

Imaginamos que seu RAT seja de 3% e seu FAP de 1,3731.
A sua nova alíquota será de 4,12% (3 x 1,3731 = 4,12%)
O FAP é um multiplicador do RAT.

Com relação a alíquota atualizada, não sei te informar em qual site vc poderá encontrar, mas eu tenho em forma de arquivo a planilha atualizado que recebi. Caso tenha o interesse, me passa seu e-mail que em seguida te enviarei...

Rafael.

Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 17:42

Boa Tarde.

Nathaly o Anexo V "Relação de Atividades Preponderantes e Correspondentes Graus de Risco (Conforme A Classificação Nacional De Atividades Econômicas)" foi alterado pelo Decreto nº6.957, DOU de 10.09.2009, com eficácia a partir de 01.01.2010.

Procure por esse Decreto que você encontrará o Anexo V. Lá tem toda a relação.

Abs.

Pablo

Pablo Temujin Figueira
Náthaly Ferrarezze Saito

Náthaly Ferrarezze Saito

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 09:08

Olá Pessoal,

Minha dúvida agora é no preenchimento do FAP na SEFIP.

O meu RAT é de 1% e o índice do FAP é de 0,9896. Como devo colocar este índice na SEFIP?

Seria 0,98 ou posso arredondar para 1,00 ? Já que a SEFIP só aceita até duas casas decimais.

Obrigada.
Náthaly

Deutschmann

Deutschmann

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 10:29

Bom dia.

Consulte o ADE CODAC RFB 03 de 18/01/2010.
Em resumo informe o FAP com 2 casas na GFIP (sem arredondamento) e calule a GPS com 4 casas, descartando a guia gerada pelo SEFIP.

Att, Alan.

O governo é reflexo de seu povo.
GIBSON NASCIMENTO

Gibson Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 12:39

Olá Nobres colegas,

ONGs e cooperativa tem geralmente o RAT E FAP "0" neste caso como fazer?

estou tentando buscar informações mas não são claras. Ligamos na caixa e informaram para colocar "1" alguem tem caso parecido.

Societário Legal
" Visão Global Ação Local, permita-se ir mais longe"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade