Lucas Leite Lemos
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico AdministrativoBoa tarde!
Estou com uma dúvida em relação ao meu contrato de trabalho referente ao cargo que exerço.
Fui contratado na empresa atual como Técnico Administrativo (CBO 411010) em 2016, mas a função real que exerço é Auxiliar de Planejamento (CBO 3911-25) - (na empresa existe esse cargo e ajudei na escolha de um "Planejamento" para um outro contrato que a empresa tinha em outro estado). Ontem a moça responsável pelo RH me mostrou que a função estava divergente e me mostrou que existe diferença salarial (Aproximadamente R$150 reais).
PERGUNTA: O correto, ao meu ver, seria adequar minha função na carteira. A empresa é obrigada a realizar a troca da função? Receberei retroativo referente a diferença salarial? Se a empresa não pagar essa diferença, posso acionar a justiça para receber esse valor?
Dúvida "bônus":
Estou a 2 anos e 9 meses trabalhando nessa mesma função, já passou diferentes Gerentes e até hoje não recebi um aumento no meu salario, mesmo realizando as atividades com destreza e pontualidade, fechando medições (o que a contratante aceita para depois realizar o pagamento a minha empresa), realizando programação de várias equipes e diversas tarefas até que não me são de competência. Solicitei diversas vezes um aumento, e sempre a resposta é a mesma, "Será analisado". Todas as outras pessoas que trabalham comigo no administrativo já receberam promoção, inclusive pessoas que entraram muito depois de mim.
Sempre que a empresa precisou eu estive a disposição, inclusive para viajar para São Paulo (Sede da empresa), Rio de Janeiro (ajudando na programação e mobilização do contrato) e em outras cidades aqui de Minas Gerais (Conselheiro Lafaiete, Curvelo, João Pinheiro...), durante a madrugada (quando ocorria emergências) e sempre fui negligenciado.
Além desses fatores que ajudo a empresa, percebi que o atual Gerente está de "marcação" comigo, e sinceramente não sei o motivo. Sempre busquei dar meu melhor visando o bem da empresa, e não digo isso me promovendo, sempre vesti a camisa da empresa, seja ela qual for.
PERGUNTA: Se a situação atual na empresa continuar (a marcação do gerente e essa negligência com minha função), posso recorrer de alguma forma? Alguém pode me dar alguma sugestão de como agir ou que medidas tomar*?
*Conversar com o gerente já fiz e ele negou essa "perseguição". O que penso é que talvez ele se sinta intimidado por eu saber fazer todas as competências dele, conhecer o Trecho melhor do que ninguém, realizar sozinho (sem ajuda de gerente) o fechamento da medição...
Peço por favor que alguém tente responder as minhas dúvidas, estou tendo dores de cabeça recorrentes e penso seriamente em pedir demissão, mas na crise que estamos atualmente fico com medo de não arrumar emprego e principalmente perder o seguro desemprego e FGTS.