x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 80

acessos 177.434

Como Retificar GPS Pelo Ecac?

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 3 maio 2019 | 13:17

Boa tarde colegas!

Não estou encontrando a opção de retificar GPS no ecac. Estive na Receita com a guia de Retificação, e passaram informação que é somente pelo ecac agora. Alguém aqui já fez? conseguiu?

Obrigada.

MAIARA DA SILVA MIRANDA

Maiara da Silva Miranda

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 17:58

Boa tarde Colegas!

Então, não tem essa função de retificar GPS pelo e-cac.
Esse procedimento é feito diretamente na receita federal, você deve protocolar o formulário preenchido e a copia da guia paga.

"Não olhe o tamanho da estrada, perceba o quanto já caminhou."
Silvia Cristina Fornazari das Graças

Silvia Cristina Fornazari das Graças

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 maio 2019 | 10:30

Bom dia, entreguei em contato com a Receita Federal e ne informaram que a retificação de GPS deverá ser feita somente através do E-CAC - legislação/processo - processos digitais - abrir dossiê de atendimento.
Vou tentar fazer...inclusive tem como anexar documentos.   

Silvia Cristina Fornazari das Graças

Silvia Cristina Fornazari das Graças

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 maio 2019 | 15:39

Boa tarde Monica, 
Consegui sim enviar, agora tem que ser aguardado a analise do processo. 
Abri um processo, informei que era decorrente de retificação de GPS, anexei os documentos e descrevi o campo incorreto. 
Vou aguardar o processamento. 
No site da Receita tem uma manual desde E-Processos, explicando o passo a passo. Segue o link 
http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/processos/processo-digital/arquivos-e-imagens/manual-das-funcionalidades-do-e-processo.pdf
Vou avisando, o processo a vocês....e se tiverem alguma novidade me avisem também. 
Obrigada 

Caroline Maia

Caroline Maia

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 08:43

Através do próprio programa da SEFIP, vai em movimento no programa da SEFIP, e depois no informações complementares, ali vai pedir o valor da compensação e o período que tu vai usar, pode por o inicio e final o mês que está colocando a compensação.

Aline Alves

Aline Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 17:52

Fiz uma retificação de GPS recentemente, levou 1 semana e meia para retificarem, primeiro fui na opção de abrir dossiê, depois precisa enviar os documentos na opção juntada de documentos.. enviei a procuração do cliente para a contabilidade (a que foi feita com o certificado digital no ecac), o documento de retificação de GPS preenchido e assinado (sem reconhecer assinatura), como é de um conselho regional, precisou também da ata para comparar a assinatura no doc de retificação, se fosse empresa normal precisaria do contrato social,   enviei também as guias pagas e a petição que consta na opção juntada de documentos.
( a ata e a procuração classificadas como de documento de identificação, e as guias classificadas como documentos comprobatórios - extratos e comprovantes de pagamentos).

Angel Cattani

Angel Cattani

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Sexta-Feira | 14 junho 2019 | 14:38

Pessoal eu fiz uma retificação de GPS em 10/06/2019 pelo Ecac, fiz certinho, abri dossiê fiz a juntada de documentos, porém no dia 11/06 foi feita movimentação e passou para Inativo.

Agora estou confusa pois a pendencia continua e não sei onde verifica se deu certo ou tem que aguardar alguns dias para eles atualizarem.

Alguém que já tenha feito pode me ajudar?

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 11 julho 2019 | 14:33

Pessoal;
Boa tarde!

O meu caso é um pouco mais complicado, o pagamento foi feito com o CNPJ do tomador do serviço.
No caso ele que teria que solicitar essa retificação?
Obrigada!

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Neiriluce Strey

Neiriluce Strey

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 23 julho 2019 | 09:38

Bom dia colegas. Tentei fazer a retificação de GPS, abri o dossiê, mas não consegui anexar os documentos na Juntada. Como faz esse procedimento? Quais os documentos que devem ser anexados? Eu preenchi o formulário de Retificação de GPS no word com as correções a fazer. Preciso anexar esse formulário, a guia paga errado e o comprovante de pagamento? 

Neiri
Ale

Ale

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 23 julho 2019 | 16:07


Boa tarde, não consegui mandar a mensagem citando as duas colegas acima então vou enviar aqui mesmo. Para o recolhimento com dados errados pode se fazer uma RET-Gps, a empresa que foi recolhido errado assina como anuente e a vossa empresa como interessada. Monte um dossiê eletrônico no portal E-Cac enviando todos os documentos.
Quando se envia um dossiê eletrônico, coloque o máximo de documentos na juntada para que a pessoa que receba o processo possa ter todas as informações correndo menos risco de indeferir.
Para fazer a juntada de documentos, tem que selecionar a opção adicionar documento para rascunho. Na tela seguinte use a opção selecionar para enviar os arquivos e logo apos selecionado ira aparecer o assinador. 

Ana Lucia

Ana Lucia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 10:07

Bom dia!
Somente no dia 23/07/2019 foi anunciada a Retificação da GPS pelo sistema E CAC 
Opção: com Certificado DigitalContribuintes que possuem Certificado Digital ou procuradores previamente cadastrados na RFB, por meio da opção "Procuração Eletrônica", podem efetuar a correção da GPS diretamente utilizando a Opção: com Certificado Digital no Portal e-CAC.
Foi implantada em 12/7/2019, no Portal e-CAC, a funcionalidade que permite a retificação de Guia da Previdência Social (GPS) de códigos de pagamento da série 2000 para contribuintes Pessoa Jurídica que possuem certificado digital ou para seus procuradores, previamente cadastrados na Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).Os ajustes de GPS são realizados de acordo com a Instrução Normativa SRF nº 672, de 30 de agosto de 2006, e com a Instrução Normativa RFB nº 1.265, de 30 de março de 2012.No Portal e-CAC poderão ser ajustados os seguintes campos:- Competência
- Identificador:     . CNPJ: somente para alterar o número de ordem do CNPJ, mantendo-se o número base;
    . CEI: somente se o novo CEI estiver vinculado ao mesmo CNPJ.
- Valor do INSS: desde que não altere o Valor Total da GPS;
- Valor de Outras Entidades: desde que não altere o Valor Total da GPS;
- ATM/Multa e Juros: desde que não altere o Valor Total da GPS. Essa nova funcionalidade do Portal e-CAC não permitirá ajuste de GPS:
- emitida no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi);
- cuja competência seja anterior a 2006;
- paga há mais de 5 (cinco) anos;
- utilizada para regularização de obra civil ou emissão de Certidão Negativa de Débitos (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPD-EN);
- que já tenha sido ajustada anteriormente.

Tiago de Moura

Tiago de Moura

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 4 agosto 2019 | 16:15

Então pessoal no formulário quando for anexar precisa do reconhecimento de firma na assinatura? Estou na dúvida quanto a este quesito. É para retificar uma GPS de uma autarquia federal, tentei agendar pelo site da RFB e não encontrei a opção. Ao falar com um Auditor da RFB aqui de Curitiba ele disse que mesmo sendo SIAFI posso fazer pelo eCAC(nas divulgações é citado que guias geradas pelo SIAFI não poderiam ser retificadas no eCAC) mas acabei esquecendo de perguntar se precisa reconhecer firma da assinatura no formulário RETGPS.
Se alguém puder informar eu agradeço!

Tiago de Moura

Tiago de Moura

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 10 agosto 2019 | 00:52

Pessoal apenas para noticiar. Foi dada entrada no pedido de retificação pelo dossiê digital, não precisou reconhecer firma no formulário digitalizado, com dois dias a GPS gerada via SIAFI foi retificada. 

Sabrina de Souza

Sabrina de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2019 | 15:45

Boa tarde Elineide,
eu fiz uma retificação de guia de INSS no mês passado dentro do e-CAC nesse mesmo campo: pagamentos e parcelamentos, mas consultando hoje não estou encontrando a opção para retificação de GPS.
Será que não está mais disponível realizar a retificação dessa forma?

Supervisora de Departamento Pessoal
Tiago de Moura

Tiago de Moura

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2019 | 16:26

Da pra retificar por meio do eCAC.  Por meio de Dossiê Digital.
Clique em "Legislação e Processo" e depois "Processos Digitais". > Abrir dossiê de atendimento.
Preencha os campos do formulário de dossiê digital.

IOLANDA PEREIRA MENEZES

Iolanda Pereira Menezes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2019 | 11:13

Bom dia!

Prezados(as),

Hoje existe as duas formas de retificação por meio do e-Cac, através do dossiê digital e alteração da divergência das guias online. Segue informações das duas formas porém existe alguns critérios:


Foi implantada em 12/7/2019, no Portal e-CAC, a funcionalidade que permite a retificação de Guia da
Previdência Social (GPS) de códigos de pagamento da série 2000
para contribuintes Pessoa Jurídica que possuem certificado digital ou para seus procuradores, previamente cadastrados na Secretaria
Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).
Os ajustes de GPS são realizados de acordo com a Instrução Normativa SRF nº 672, de 30 de agosto de 2006, e
com a Instrução Normativa RFB nº 1.265, de 30 de março de 2012.
No Portal e-CAC poderão ser ajustados os seguintes campos:
- Competência;
- Identificador: 
    . CNPJ: somente para alterar o número de ordem do CNPJ, mantendo-se o número base;
    . CEI: somente se o novo CEI estiver vinculado ao mesmo CNPJ. 
- Valor do INSS: desde que não altere o Valor Total da GPS;
- Valor de Outras Entidades: desde que não altere o Valor Total
da GPS;
- ATM/Multa e Juros: desde que não altere o Valor Total da GPS ssa nova funcionalidade do Portal e-CAC não permitirá ajuste de GPS:
- emitida no Sistema Integrado de Administração Financeira do
Governo Federal (Siafi);
- cuja competência seja anterior a 2006;
- paga há mais de 5 (cinco) anos;
- utilizada para regularização de obra civil ou emissão de
Certidão Negativa de Débitos (CND) ou Certidão Positiva com
Efeitos de Negativa (CPD-EN);
- que já tenha sido ajustada anteriormente.
Fonte: Receita Federal


Iolanda Menezes
Tiago de Moura

Tiago de Moura

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2019 | 11:58

Só complementando a informação da colega Iolanda.
A GPS emitida no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) está sendo retificada por meio do Dossiê Digital do eCAC. (a própria RFB noticiou o contrário mesmo, conforme a colega postou) 
Emiti uma GPS pelo SIAFI e acabou que a competência foi incorreta. Tentando agendar o atendimento presencial na Receita Federal ( Delegacia de Curitiba) para regularizar eu não consegui. Sendo assim fui até a delegacia e um Auditor me passou a informação da possibilidade.
Foram feitos os procedimentos para abertura do Dossiê Digital. 
Com dois dias a GPS emitida via SIAFI estava retificada.

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.