x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.021

Pensão Alimentícia

Geise Rodrigues de Melo

Geise Rodrigues de Melo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 08:34

Bom dia!
Alguem poderia me ajudar?
Tenho um funcionário que paga pensão, porem no ofício dele, fala que temos que descontar um valor fixo ( 126% sobre o salário mínimo).
Se ele tirar 20 dias de férias, como desconto essa pensão? Desconto proporcional? 
Ou desconto o total nas férias e na folha sobre os 10 dias eu não desconto.

Desde já agradeço.

Abraço e tenham um ótimo dia.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 08:54

Geise, bom dia.
Precisa verificar no oficio se a pensão também tem incidência nas férias.
Acredito que não, isso porque mencionar 126% sobre o salário minimo, ou seja, R$ 1.124,00, se positivo então faria um desconto proporcional, assim a folha de pagto não ficaria negativa, exemplo

No recibo de férias

Pensão Alimenticia = (20d) = (1124,00/30)*20d = 749,34

Na folha a diferença = 374,66

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 08:56

Geise,

Creio que esse oficio foi digitado errado pra descontar essa porcentagem o que o funcionário vai receber do seu salario? entre em contato com a justiça que lhe mandou o oficio pra verificar essa porcentagem que esta correta.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Consultor Especial

há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 09:11

Daniel, bom dia.
Não, tenho caso assim que o valor da pensão a ser descontada e de 150% do SALARIO MINIMO FEDERAL, e o salario do empregado e aproximadamente R$ 5.000,00.
Isso é normal, alguns oficio menciona 1,5 salario, outros,menciona porcentagem, ok..

Geise Rodrigues de Melo

Geise Rodrigues de Melo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 09:26

Carlos, Bom dia!
Incide sim, em férias e em décimo terceiro.
Hoje ele paga R$1.256,22 ( 997,00 *126%).

Teria legislação para a forma de descontar quando a pensão não é estipulada em porcentagem?
Porém, acredito que estaria errado se eu descontar o total nas férias e não descontar o proporcional, por ser um valor fixo, daria elas por elas né?

Consultor Especial

há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 09:41

Geise, quando se trata de pensão alimenticia, tem que obedecer o que consta no oficio, se o empregado não concorda, então ele terá que procurar seu advogado e esse ingressará com ação para revisão, isso porque foi combinado entre as partes o percentual e as verbas que incidirá, e enquanto isso a empresa precisa obedecer o que consta no oficio.
Respondendo sua pergunta
1 - Teria legislação para a forma de descontar quando a pensão não é estipulada em porcentagem?
R - Somente na justiça onde irá se formalizar como será feito o desconto, isso e acordado entre as partes e homologada pela Justiça.

Tenho pensões;
a) Por porcentagem
b) Valor Fixo
c) Pensão somente sobre um salario minimo
d) Pensão também sobre o saldo do FGTS (banco/cef)

Então tudo depende do oficio.

2 - Porém, acredito que estaria errado se eu descontar o total nas férias e não descontar o proporcional, por ser um valor fixo, daria elas por elas né?
R - Se descontar o valor integral, o empregado poderá questionar, e além disso a pensionista irá receber esses "10 dias" que está sendo pago antecipamente, o que a maioria por se tratar de pensão não gosta de antecipar. (rsrs)

Carlos Alberto
12.99768.5454

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 10:46

Carlos,

Os descontos que recebi aqui de pensão alimentícia sempre foi de 30, até 50% mais nessa porcentagem pra min e novo.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

há 5 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 15:50

ainda não chegou uma desse valor por aqui não Carlos, valor até bom de pensão... hehe

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade