Fernando
desligar o colaborador após o fim do expediente, isso é falta de ética, de profissionalismo e cabe ao colaborador ir na justiça e ganha tranquilo, pois é crime isso, na maioria das vezes, desliga a pessoa no fim do expediente
Isso acontece pq quando a empresa demite um funcionário, o dia da comunicação da dispensa é dia pago. Então, se a empresa dispensa o funcionário no início do expediente ou ele vai trabalhar muito mal ou ele nem trabalha, é dispensado e a empresa paga um dia em vão.
Isso não é ilegal e muito menos crime. A empresa está no direito dela, da mesma forma que um empregado pode pedir demissão no último dia do mês, faltando 05 minutos pro final do expediente.
Complementando sua fala, realmente existem muitos empregadores ruins, que abusam de seus funcionários,isso é fato, mas existem tb inúmeros péssimos funcionários, então, generalizar não é uma boa ideia né?
Neste caso que a colega mencionou, não vejo como a empregada sairia prejudicada, muito pelo contrário, ela terá 1 més pra buscar novo trabalho... quem sai perdendo neste caso é só a empresa, que pagaria
aviso prévio,
férias e 13° a mais sem necessidade, já que o contrato poderia ser finalizado no dia em que o aviso foi concedido.