x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.874

Empresário é considerado funcionário da própria empresa?

lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 2, Arquiteto(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 22:14

Li em diversos artigos jurídicos que se difere a empresa, pessoa jurídica (que se perpetua no tempo), do empresário, que a gere (e não se perpetua, falece).

Sendo assim, no caso, o empresário é considerado como funcionário da própria empresa, sendo somente o responsável por geri-la?

Desta forma, ainda que responsável por dirigir a empresa, pode ser considerado como funcionário da empresa?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 10:25

Lilian

O termo empregado, neste contexto que vc cita, se refere ao fato de o empresário trabalhar pela empresa também, ou seja, ao administrá-la, ele está prestando serviços à empresa sim, e, como contraprestação, recebe seu pro labore mensalmente, que é o seu salário, porém, de forma diferente da usual como conhecemos os empregados pela regidos pela CLT.

Como o amigo Carlos mencionou, o empresário não pode ser registrado (CLT) como funcionário e ter sua CPTS assinada pela empresa que ele mesmo gere, são conceitos diferentes.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
DONIZETE DOS SANTOS

Donizete dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 12:38

Karina

Para aquele empresario que esta no contrato social que figura na condição de sócio-Administrador da empresa esse é considerado um funcionário, portanto não há o vinculo empregaticio recebe tão somente o pro-labore pela condição de prestar o serviço de gerir a empresa;
Mas o assunto merce uma atenção com uma analise no contrato social, porque aquele  empresário  que é sócio na  empresa na CONDIÇÃO DE SÓCIO-COTISTA, mas  que trabalha na própria empresa este possui o vinculo empregatício., a não observação deste gera passivo trabalhista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.